Para fortalecer a cadeia produtiva do turismo no município de Curaçá, no Vale do São Francisco, a Secretaria do Turismo do Estado (Setur) realiza cursos de qualificação nesta quarta (14) e quinta-feira (15). Localizada a cerca de 550 quilômetros de Salvador, a cidade tem celebrações religiosas entre alguns dos seus principais atrativos. As ações tiveram início com palestra sobre noções conceituais, quando foram apresentados aspectos fundamentais, como as definições de fluxo turístico, sazonalidade, cadeia produtiva e segmentação turística, dentre outros.
Nesta quarta (14), a qualificação inclui também discussões voltadas especialmente para o segmento do turismo religioso, que tem como principais ícones em Curaçá as festas de Nossa Senhora Aparecida (outubro) e São Benedito (dezembro), além da Missa do Vaqueiro, realizada em julho, responsável pela atração de mais de 10 mil visitantes. Entre os itens discutidos, desafios para o desenvolvimento do turismo religioso, benefícios, aspectos históricos e experiências de sucesso no Brasil e em outros países, como Aparecida, em São Paulo, e Fátima (Portugal).
Já na quinta (15), os temas apresentados serão qualidade no atendimento ao turista e produção associada ao turismo, apresentada como alternativa para geração de emprego e renda. O objetivo é inserir produtos locais na cadeia do turismo, promovendo o fornecimento de insumos a hotéis, pousadas, bares, restaurantes e lojas de suvenires. As aulas são ministradas por equipe técnica da Diretoria de Qualificação e Segmentos Turísticos da Setur, no auditório Joivan.
Podem participar da qualificação a comunidade religiosa, empresários e trabalhadores de empreendimentos turísticos. A iniciativa tem a parceria da Prefeitura Municipal de Curaçá.
Secom