Referência de valorização e divulgação da tradição musical dos sertões baianos, Shalom Adonai e Grupo Viola Paraguaçu apresentam o projeto “Homenagem a Mestras e Mestres do Samba Rural da Bahia”. Em três episódios exibidos no canal do grupo no YouTubehttps://m.youtube.com/watch?v=lfo2Mfo26Y8&feature=youtu.be, a intenção é prestar reverência a três artistas de fundamental importância para a música tradicional de nosso estado: Dona Cadú (Samba de Roda Filhos de Dona Cadú/Maragojipe), Dona Chica do Pandeiro (Samba da Quixabeira da Matinha/Feira de Santana) e Mestre Satur (Raízes do Samba de Tocos/Antonio Cardoso).
O primeiro episódio da web série será disponibilizado no dia 15 de maio, a partir das 21 horas, com a exibição da visita ao Quilombo da Matinha, onde vive Dona Chica do Pandeiro. Os outros programas vãos ao ar nos dias 22 (visita a Mestre Satu de Tocos) e 29 (visita a Dona Cadú de Coqueiros), sempre no mesmo horário.
Gravados nos terreiros dos homenageados, cada episódio oferece a oportunidade de conhecer de perto as histórias de vida, arte e samba destes ilustres representantes da nossa cultura popular. “O samba rural é para mim a maneira mais prática de comunicação com o mundo. É a pulsação da memória do meu DNA em ritmo, som, mente e corpo ao mesmo tempo. É a realidade do dia a dia cantada em versos. Com isso, muito me orgulha poder mostrar um pouco dessa relação natural com nossa cultura e toda dedicação pra preservar a memória do nosso povo”, destaca o violeiro e sambador Shalom Adonai.
Como acrescenta o artista, a inspiração para o projeto é o Rio Paraguaçu e seu curso em solos baianos. “O poderoso Rio Paraguaçu nasce na Chapada Diamantina e faz um longo percurso por toda a Bahia até desaguar no Recôncavo. O mesmo ocorre com nosso samba rural, que também corre por esses braços milenares e de profunda riqueza cultural”, poetiza Shalom.
O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
Agenda
O que: “Homenagem a Mestras e Mestres do Samba Rural da Bahia”
Onde: Transmitido pelas redes sociais e canal do youtube da https://m.youtube.com/watch?v=lfo2Mfo26Y8&feature=youtu.be
Quando: 15/05 (sábado)
22/05
29/05
Horário: a partir das 21 horas
Quanto: Gratuito.