Na busca por salvar vidas, o Shopping Bela Vista firmou uma parceria com o Movimento Brasil de Coração para a instalação de um totem digital com o desfibrilador externo automático (DEA), que já está à disposição para clientes e funcionários. A ação é uma importante iniciativa na luta por reduzir as causas de mortes decorrentes de paradas cardiorrespiratórias (PCR), que podem acometer qualquer pessoa e em qualquer local, independentemente da idade. De acordo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, a cada 90 segundos, em média, uma pessoa morre no Brasil em decorrência de problemas cardíacos.
De acordo com o superintendente do Shopping Bela Vista Vaneilton Almeida, a iniciativa é fundamental para reforçar ainda mais os cuidados com a saúde de milhares de pessoas que frequentam o empreendimento diariamente. “A instalação desse equipamento, em parceria com o movimento Brasil de Coração, vem como mais uma iniciativa para a promoção da saúde e segurança de nossos clientes e colaboradores, reafirmando a preocupação e o cuidado do Bela Vista com o bem-estar de todos”, destaca.
Por conta da tecnologia desenvolvida, os totens digitais com DEA acoplado são de fácil manuseio, inclusive por pessoas não treinadas, o que pode ajudar a reduzir esses números de mortes. Isso porque os equipamentos orientam sobre a forma correta de sua utilização, no caso de uma pessoa passar mal por conta de uma doença cardíaca, uma vez que o equipamento faz a leitura dos batimentos cardíacos e só libera as correntes elétricas, se for necessário.
Além da instalação dos equipamentos, os profissionais da equipe de socorristas do Bela Vista passaram por treinamento. Campanhas educativas também são feitas com a população por meio dos próprios totens, que transmitem informações de como identificar sinais de uma parada cardiorrespiratória e como prestar um atendimento rápido e eficiente, antes da chegada de uma equipe médica especializada.
Os totens digitais, que têm internet fornecida pela empresa ITS Brasil, também possuem um QR Code que leva para o perfil do projeto no Instagram. Lá, outras dicas são disponibilizadas para o uso do equipamento, assim como orientação para ter uma vida mais saudável.