O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm), vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), completa 16 anos de atuação nesse domingo (28). Em meio ao desafio provocado pela pandemia de Covid-19, o Simm vem adotando novas estratégias para facilitar ainda mais a conquista de uma vaga de emprego pelos cidadãos.
Uma das principais ferramentas é o recém-lançado Treinar para Empregar, que visa aumentar as chances de empregabilidade dos trabalhadores soteropolitanos que não possuem experiência profissional. Com isso, o tempo de experiência é trocado por período de qualificação. Para isso, são oferecidos cursos conduzidos pelo Simm e ministrados por empresas parceiras, voltados especificamente para a vaga oferecida.
As primeiras 160 vagas do Treinar para Empregar foram disponibilizadas desde o lançamento da ação, no último dia 19. Os treinamentos disponibilizados foram direcionados para as áreas de Operador de Telemarketing, (40 vagas), Manutenção de Notebook (40 vagas), Supervisor de Logística (40 vagas) e Almoxarife (40 vagas), realizando também cadastro de reserva de 80 oportunidades para inserção em novas turmas.
Seleção virtual – Para seguir os protocolos de distanciamento social e garantir ao cidadão um atendimento satisfatório, desde o dia 23 de fevereiro, o atendimento do órgão passou a ser realizado via chat, mantendo a intermediação entre o cidadão e a empresa. Até então, já foram captadas mais de 1.033 vagas e realizados 2.613 atendimentos on-line. Desse total, 339 pessoas foram encaminhadas para assumir postos de trabalho.
Em funcionamento desde o ano passado, o Simm Mulher inseriu 124 mulheres no mercado de trabalho neste mês de março. Para as pessoas com deficiência (PCDs), foram divulgadas 175 vagas exclusivas e realizados 41 atendimentos, através do Simm PCD. Esse mês, 328 jovens que buscam o primeiro emprego foram encaminhados para as empresas.
Segundo a diretora do Simm, Maria Eduarda Lomanto, o órgão tem exercido um papel fundamental no período de enfrentamento à pandemia. “A atual situação da ordem mundial nos impulsionou como serviço essencial para irmos além da intermediação de mão de obra. Tivemos também um olhar acolhedor, buscando atender as suas expectativas e necessidades do cidadão. Dessa forma, conseguimos trazer uma visão humanitária e esperançosa para as pessoas”, afirma.
Atendimento – Para ser atendido pelo Simm, os candidatos devem acessar o site www. agendamentosemdec. salvador. ba. gov. br , a partir das 17h30, com agendamento referente ao dia seguinte. Em caso de deficiência visual, o cidadão deve entrar em contato pelo número (71) 3202-2005.
Fotos: Jefferson Peixoto/Secom