Nesta segunda-feira (14/8), o novo sistema de bilhetagem eletrônica começou a operar em toda a frota do transporte público regular do Vai Camaçari. A nova tecnologia terá reconhecimento facial para evitar fraudes e facilitar a operação técnica. De acordo com o diretor-superintendente da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) de Camaçari, Helder Almeida, a bilhetagem eletrônica proporcionará maior agilidade no acesso ao transporte público, reduzindo o tempo de espera nas filas e facilitando a vida dos usuários”, pontuou.
O gestor disse ainda que, “com a utilização de tecnologias avançadas, também será possível obter dados mais precisos sobre o fluxo de passageiros, possibilitando ações de planejamento mais eficientes por parte do município”.
Outro ponto importante destacado por Hélder é a transparência na utilização dos recursos arrecadados com a bilhetagem eletrônica. “Com um sistema automatizado e novas ferramentas de controle e auditoria, será mais fácil acompanhar e fiscalizar o destino desses recursos, garantindo que sejam investidos de forma adequada na melhoria do transporte público”, ressaltou.
Com a primeira via gratuita, o cartão pode ser adquirido diretamente na sede do Vai Card, localizada no Centro de Integração e Apoio ao Trabalhador (Ciat), situado na Rua Costa Pinto, no Centro, ou na sala do Vai Card, no Boulevard Shopping Camaçari. A STT informa que, em breve, visando fortalecer a praticidade do sistema, as recargas poderão ser realizadas pelo aplicativo KIM, que também disponibilizará os horários dos ônibus, permitindo acompanhamento em tempo real.
A bilhetagem eletrônica dará direito ainda a gratuidade para idosos e pessoas com deficiência (PcD), além de meia passagem para estudantes cadastrados no Vai Card.
Foto: Franklin Almeida