Apoio: Câmeras foram implantadas em pontos estratégicos da micareta, que acontece de quinta-feira (8) a domingo (11).
Para oferecer mais segurança aos foliões e localizar foragidos da Justiça no circuito da micareta da cidade de Conceição do Coité, conhecida como “Coité Folia”, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) implantará o Sistema de Reconhecimento Facial em pontos estratégicos do evento. A operação acontece nesta quinta-feira (8)e vai até o domingo (11).
Foram implantadas seis câmeras para identificar criminosos com mandados de prisão. “Elas estão instaladas nas entradas de acesso ao evento, além de pontos de imagens de videomonitoramento dentro do circuito”, detalha o diretor de Tecnologia da Informação da Superintendência de Gestão Tecnológica e Organizacional (SGTO), major PM Jurandilson Nascimento.
“Também será empregada a Plataforma de Observação Elevada (POE), uma unidade móvel da SSP que será responsável pelo monitoramento da festa. Após a identificação do foragido, a equipe acionará a guarnição mais próxima para realizar a abordagem e, em seguida a condução até a Delegacia Territorial (DT) da cidade”, explicou o diretor.
Neste ano foram realizadas 18 prisões com o uso da tecnologia, em 14 cidades, nos festejos de São João e São Pedro, além de outras duas capturas, no Festival de Inverno de Vitória da Conquista.
Policiamento extraordinário
As ações ostensivas e preventivas da Polícia Militar durante o “Coité Folia” serão realizadas pelo 16º Batalhão da Polícia Militar (BPM/Serrinha), com apoio da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Nordeste, da Rondesp Leste e dos Esquadrões Asa Branca e de Polícia Montada, como detalhou o comandante do 16º BPM, tenente-coronel Alexander Muller de Azevedo.
“Dentro do circuito será empregado o efetivo de 70 policiais militares, enquanto fora, teremos o auxílio de unidades especializadas”, disse o oficial.