Com o registro em tempo real de cada cidadão vacinado contra o coronavírus, a secretaria municipal da Saúde de Salvador (SMS) garante transparência instantânea para a população sobre o avanço da cobertura de imunização na cidade. A plataforma online desenvolvida por profissionais da pasta faz parte do sistema Vida+, o mesmo da rotina das unidades de saúde que registra prontuário eletrônico, farmácia e marcação de consultas.
O mecanismo trabalha a partir da notificação que o vacinador prescreve na ferramenta online pelo tablet ou computador, através do Cadastro de Pessoa Física ou do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) do paciente imunizado, com a identificação da dose com fabricante e lote, em seguida automaticamente o sistema computa e soma no vacinômetro.
A conectividade permite também que o usuário possa visualizar os dados sobre a vacina recebida pelo aplicativo Vida+ Cidadão e também pelo portal da Saúde www.portalcidadao.saude.
“Para acessar, um login deve ser criado pelo app, confirmando algumas informações ou indo em qualquer unidade de saúde ou Prefeitura-Bairro para ativar, pois precisa ter confirmação do cidadão por se tratar de dados pessoais e sensíveis”, explicou Ariovaldo Borges Júnior, coordenador do Núcleo de Tecnologia de Informação da SMS.
O titular da pasta, Leo Prates pontua que os esforços da Prefeitura permitem interatividade no trabalho realizado de combate ao vírus. “Além de dar transparência aos dados sobre o novo coronavírus na cidade, a plataforma dá condições para que a entidades do poder público de todas as esferas possam implementar respostas rápidas, de ordem técnica e síncrona com a ocorrência do dado, a partir do monitoramento digital da cidade”, destacou.
As informações contidas ‘vacinômetro’ podem ser acessadas através do site vacinacovid.saude.salvador.ba.
Disposição de dados
Dividido em seis partes com a utilização de recursos gráficos e numéricos, no acompanhamento individualizado do banco de dados é possível obter a visualização do acumulado de vacinados, o quantitativo diário e quantos postos ativos para atender o público alvo.
Na plataforma há também a classificação por sexo, cor e raça, além de uma curva diária de cobertura processada pelos dados coletados.