Construir, conectar, colaborar, unir esforços com base em um compromisso de responsabilidade social. Foi a partir de uma mobilização pautada no apoio às famílias em situação de vulnerabilidade, na pandemia, que a campanha “Juntos podemos fazer muito mais”, idealizada pela Concessionária Bahia Norte, chegou à sua 2ª edição.
Depois de beneficiar 560 famílias, em 2020, com a entrega de alimentos e itens de higiene e limpeza, à população do entorno do Sistema de Rodovias BA-093, a Bahia Norte ampliou a rede de solidariedade e repetiu o sucesso em arrecadação para apoiar as comunidades impactadas diretamente pela crise sanitária. No total, 2,8 toneladas de mantimentos foram arrecadadas, este ano, além de 2 mil itens de higiene e limpeza, para distribuição às famílias, contemplando as localidades de Camboatá (Mata de São João), Pau D’Arco (Pojuca), Monte Líbano (Mata de São João), Areia Branca (Lauro de Freitas) e Cassange (Salvador).
“O resultado é sempre positivo quando consideramos que conseguimos ajudar uma parcela da população que vem sofrendo com a extensão e restrições impostas pela pandemia. O Sistema de Rodovias é um organismo vivo, formado por pessoas, e a Bahia Norte tem unido esforços para contribuir com esse ecossistema. (…) Essa mobilização faz parte do DNA da companhia e toda vez que estimulamos nossos colaboradores, fornecedores e parceiros, o resultado é esse: a gente consegue entregar o alimento e os kits de higiene para quem mais precisa”, ressalta Cledson Castro, assessor de comunicação e sustentabilidade da Bahia Norte.
E se para a empresa a ação significa compromisso e valores da construção de um diálogo permanente com as comunidades onde estão inseridas as rodovias que administra, nas mãos de quem recebe a cesta básica, o efeito dessa rede solidária se transforma em realidade concreta.
“Se, em dias normais, a vulnerabilidade assusta, imagine nos tempos que estamos vivendo. Pessoas que trabalhavam como diaristas perderam os empregos. (…) a importância foi levar esperança para as pessoas. Algumas famílias dizendo que as crianças haviam comido a semana inteira farinha, relata a líder comunitária do Centro Social Gerônimo Albuquerque, Maria Cecília Nascimento dos Santos, que complementa “Estamos muito gratos à concessionária Bahia Norte por essa ação”.
Para o engenheiro da concessionária, Marcos Coelho, que se uniu aos colegas de empresa para doar e somar esforços à campanha, gestos simples, de quem pode ajudar neste momento, fazem diferença. Dados da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar revelam que, no fim do último ano, mais da metade da população brasileira não tinha acesso pleno e permanente a alimentos.
“No meio de uma pandemia, com quase meio milhão de pessoas perdendo suas vidas por conta dessa doença, e tudo o que está acontecendo, olhamos para nós, que estamos trabalhando, não perdemos salário, estamos saudáveis, então bate aquela provocação interna de tentar ajudar o próximo, não ficar simplesmente esperando. Parte de nós mesmos, enquanto cidadãos, de cumprir com o nosso papel. (…) É um pouquinho que a gente faz, mas que já ajuda mais algumas pessoas e reforça esse mutirão de solidariedade, em um momento tão difícil”, observa.
As doações entregues pela campanha “Juntos podemos fazer muito mais”, em 2021, são resultado das arrecadações nas praças de pedágio administradas pela Bahia Norte e em postos de coleta implantados na sede da AGERBA e da SEINFRA, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Entre os principais itens que chegaram às famílias do entorno das rodovias do Sistema BA-093 estão leite em pó, feijão, arroz, farinha, café, açúcar, óleo, sabonete, detergente, papel higiênico e água sanitária.