A Secretaria de Estado da Educação, em parceria com o Instituto Ayrton Senna, anunciou nesta segunda-feira (6) o Inova Educação, que deve ser implantado em todas as escolas da rede estadual em 2020.
A proposta é investir em tecnologia e matérias eletivas com foco em projetos de vida dos alunos a partir do 6° ano ao Ensino Médio.
As matérias eletivas serão escolhidas pelos alunos. Eles poderão escolher por assuntos como empreendedorismo, ética, teatro, entre outras.
O Secretário Rossieli Soares explicou que para isso os estudantes terão sete aulas por dia, uma aula a mais do que têm hoje. “Todas as disciplinas serão mantidas, mas as aulas de 50 minutos passam para 45, teremos 15 minutos a mais por dia”.
Os professores terão, segundo o Secretário, mais tempo para planejamento de aula. Também terão capacitação para trabalhar com tecnologia em sala de aula.
“Esse é um programa pioneiro de educação integral, que visa a trabalhar as habilidades sócio cognitivas e emocionais dos alunos”, avalia a presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna.
Os professores não terão bônus para desenvolver essas atividades, apenas o plano de metas que já é aplicado.
R7