A cidade de São Paulo registrou aglomeração nas calçadas e bares lotados de pessoas no primeiro final de semana sem as regras de restrição de horários de funcionamento de estabelecimentos comerciais e de público nesses locais. As medidas haviam sido impostas anteriormente pelo governo estadual no combate a pandemia de Covid, mas foram suspensas na terça-feira (17).
Apesar disso, outras regras ainda estão valendo: como o distanciamento social entre as pessoas e o uso obrigatório de máscaras de proteção.
Além da flexibilização permitida pelas autoridades, o calor também contribuiu para que a população saísse de casa e fosse se encontrar com amigos em barzinhos, como os da Rua Peixoto Gomide, nos Jardins, região nobre da capital paulista.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram aglomeração de pessoas sem qualquer distanciamento entre elas, além da falta do uso de máscaras. Uma viatura da Polícia Militar (PM) estava próxima ao local, mas sem que os policiais orientassem o público sobre o distanciamento social e o uso obrigatório de máscaras.
Estradas congestionadas
No início da noite de sexta foi registrado congestionamento de veículos em postos de pedágio de estradas que saíam da capital em direção ao litoral paulista
Fim das restrições de horários e de público
O fim das restrições de horários e de público foi autorizada pela gestão João Doria (PSDB) antes que a maioria da população estivesse imunizada com as duas doses da vacina contra a Covid-19 e com indicadores da pandemia ainda fora de controle. Além disso, há a preocupação com o avanço da variante delta do coronavírus no país.
A partir desta terça, estabelecimentos comerciais e serviços de todos os setores econômicos não terão mais limite de horário e nem de capacidade de ocupação de público. Há apenas a recomendação para que aglomerações sejam evitadas e o uso da máscara continua obrigatório.
Também serão liberados os eventos sociais, culturais e as feiras corporativas com controle de público. Continuam proibidos apenas shows com público em pé, pistas de dança e torcida em estádios de futebol, que devem ser autorizados em 1º de novembro.
Anteriormente, o governo chegou a dizer que os eventos só seriam liberados no estado após o resultado de testes controlados, realizados até o fim do ano em parceria com a gestão estadual. Mas o governo voltou atrás desta orientação.
G1