As ações da Secretaria das Mulheres do Estado (SPM) estão sendo apresentadas às delegadas da Bahia, que participam do 4º Encontro de Trabalho das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs) e dos Núcleos de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher (NEAMs), promovido pela Polícia Civil, na Casa da Mulher Brasileira, em Salvador. A atividade, iniciada na quarta-feira (9), prossegue até esta sexta-feira (11), e tem o objetivo de aprimorar as ações de proteção e enfrentamento às violências de gênero.
A programação inclui mesas-redondas, apresentações de casos e discussões sobre tecnologias e processos relacionados à investigação de crimes contra a mulher. Na abertura, a superintendente de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher da SPM, Camilla Batista, que representou a secretária Neusa Cadore, apresentou os programas desenvolvidas pela secretaria e destacou a importância da integração entre os organismos que fazem parte da Rede de Enfrentamento à Violência, para padronizar os fluxos de atendimento às vítimas e fortalecer as políticas de prevenção. “A articulação em rede, envolvendo a Secretaria das Mulheres do Estado, é essencial para uniformizar o acolhimento e garantir o diálogo contínuo com os municípios e territórios “, afirmou.
Nesta sexta-feira (11), como parte da programação da manhã, Ana Clara Auto, coordenadora estadual da Casa da Mulher Brasileira de Salvador, apresentará os serviços oferecidos pela Casa da Mulher Brasileira. “Estamos muito felizes em receber esse encontro, que reafirma nosso compromisso em aprimorar o atendimento e acolhimento às vítimas de violência. A parceria com o Departamento de Pessoas Vulneráveis da Polícia Civil é um grande passo para garantir a vida e a segurança das mulheres”, comentou.
Sobre a Casa da Mulher Brasileira – O equipamento funciona 24 horas por dia e está localizado na Avenida Tancredo Neves, ao lado do Hospital Sarah. No local, é possível ter acesso à delegacia, ao juizado especial, ao Núcleo da Promotoria e da Defensoria Pública, todos especializados no atendimento às mulheres em situação de violência doméstica. A Casa também conta com alojamento de passagem, brinquedoteca e espaço de capacitação voltado à autonomia econômica.
Rede de enfrentamento – A Casa da Mulher Brasileira faz parte da Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, que também integra os seguintes organismos: Centros de Referência de Atendimento à Mulher (Cram); Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam); Centro de Referência de Assistência Social (Cras); Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas); Núcleos Especiais de Atendimento à Mulher (Neams); Salas Elas à Frente da SPM; Unidades Móveis da SPM; Defensoria Pública do Estado (DPE); Ministério Público (MP); Tribunal de Justiça (TJ); Casa Abrigo; Casa Acolhimento; Dique 180; o Dique 190, além do Batalhão Maria da Penha.