Com o objetivo de ampliar as ações desenvolvidas em parceria, a Secretaria das Mulheres (SPM) e a da Educação do Estado (SEC) discutiram os projetos que estão em andamento e as estratégias para que os mesmos sejam fortalecidos, como o “Oxe, me respeite na escola”, de prevenção à violência e promoção da igualdade de gênero; o “Dignidade Menstrual”, que promove a entrega de absorventes higiênicos para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica; e a oferta de cursos de formação para as juventudes, educadoras e educadores, bem como para trabalhadoras e trabalhadores da Educação.
A secretária das Mulheres, Elisangela Araújo, e da Educação, Rowenna Brito, falaram da importância destes programas para a comunidade escolar e também para alcançar as famílias e a sociedade. “A educação é a base da nossa sociedade e essa sintonia com a Secretaria da Educação sempre é uma prioridade para nós, porque a diretriz do trabalho e do projeto do governo do Estado é o cuidado com as mulheres, com as jovens, com as nossas crianças, com o futuro da nossa população”, afirmou a secretária Elisangela.
A secretária Rowenna Brito falou sobre formações que estão em andamento, através do Instituto Anisio Teixeira (IAT), como o curso de Educação Antirracista e Stem, que têm conexão com as políticas para as mulheres. “A SEC acabou de convocar 657 novos professoras e professores concursados para a nossa rede e todos os projetos estruturantes da Educação têm essa interface com as relações de gênero. Então, quanto mais estreitarmos e alinharmos nossas ações nas escolas e para além dos muros das escolas, é melhor, para que as políticas para as mulheres cheguem a todo mundo”, afirmou.