Salvador, 7 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

SPM e Sesab realizam Celebração das Luzes, nesta quarta-feira (15), na Alba, no Dia Mundial da Perda Gestacional, Neonatal e Infantil

As Secretarias das Mulheres (SPM) e da Saúde do Estado (Sesab) realizam, nesta quarta-feira (15), Dia Mundial da Perda Gestacional, Neonatal e Infantil, às 16h, o Ato dos Cuidados Paliativos Perinatal e Perdas Gestacional, Neonatal e Infantil, no Auditório Jornalista Jorge Calmon, na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).
Na ocasião, acontecerá a Celebração das Luzes, um movimento global criado em função da data, quando famílias enlutadas acendem velas, criando uma onda de luz contínua, ao redor do mundo, para homenagear e lembrar seus bebês que partiram, que são amados e nunca serão esquecidos.
A iniciativa faz parte da programação desenvolvida, neste mês de Outubro, que reúne datas simbólicas como o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos (11/10) e de Conscientização às Perdas Gestacional, Neonatal e Infantil (15/10)).
O Objetivo é evidenciar a importância de políticas públicas sensíveis e humanizadas voltadas ao acolhimento de pessoas e famílias em situações de fragilidade, luto e reconstrução emocional.
Na quinta-feira (16), a Casa da Mulher Brasileira sediará a Roda de Conversa sobre Cuidados Paliativos Perinatal, das 9h às 12h. Já no dia 25, às 16h, será promovida a Corrida e Caminhada Semana Helena de Sensibilização às Perdas Gestacional, Neonatal e Infantil, com saída às 6h, da Igreja da Conceição da Praia, em direção à Colina Sagrada, no Bonfim. A programação segue até o dia 30, com o Encontro de Cuidados Paliativos Perinatal com Maternidades da Estratégia Qualineo, das 9h às 17h, no Auditório das Sesab. No mesmo dia, às 14h, acontecerá uma audiência pública da Semana Helena de Sensibilização às Perdas Gestacional, Neonatal e Infantil, na Câmara Municipal de Salvador.
A programação, alusiva ao mês, começou no domingo (12), com o Sarau Semana Helena de Conscientização às Perdas Gestacional, Neonatal e Infantil, às 16h, no Morro do Cristo. A Semana Helena foi instituída pela Lei nº 14.558/2023 como parte do calendário oficial da Bahia. A iniciativa prevê a realização anual de ações de sensibilização e apoio às famílias que passaram por essas perdas e leva este nome em homenagem à filha da professora Flávia Carvalho, que perdeu Helena na 37ª semana de gestação. A professora transformou sua dor em ativismo, lutando pelos direitos e pela visibilidade das mães e famílias que enfrentam essa experiência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Betto Jr
Semob monta operação especial de transporte para a Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia
A Secretaria de Mobilidade (Semob) irá realizar uma operação especial de transporte por conta da Festa...
Paripe
Paripe: homem é preso suspeito de tentar estuprar médica em unidade de saúde que fica ao lado de companhia policial
Um homem de 30 anos foi preso, na quinta-feira (4), suspeito de tentar estuprar uma médica, de 33 anos,...
Palco Nelson Rufino
Nova Orla de Pituaçu será inaugurada neste sábado (6) com lavagem, estátua de Nelson Rufino e show de Filhos de Jorge
A Prefeitura de Salvador inaugura oficialmente a Nova Orla de Pituaçu neste sábado (6), a partir das...
Ônibus elétrico no Centro Histórico
Semob amplia período de testes da linha experimental no Centro Histórico
A Secretaria de Mobilidade (Semob) ampliará o período de funcionamento da linha experimental criada temporariamente...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar