A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP) sediou, na manhã desta segunda-feira (26), o encontro de especialistas em Segurança Nacional, Controle de Fronteira, Segurança Nacional e Antiterrorismo. Promovido pela Seal Telecom, empresa especializada na integração de sistemas que unem tecnologias de comunicação e segurança, o ciclo será o único no país. Brasília receberá instruções direcionadas ao âmbito federal.
De acordo com o superintendente de Gestão Tecnológica e Organizacional da SSP, tenente-coronel PM Marcos Oliveira, as palestras apresentaram novos conhecimentos aplicados em outras nações e que podem ser adaptados à realidade baiana, promovendo uma nova perspectiva para o emprego da segurança pública. “O crime hoje se utiliza das ferramentas tecnológicas e temos que fazer isso de forma inteligente, empregando tudo o que está disponível para que a gente possa combater com mais eficiência e eficácia a criminalidade”, comentou Oliveira.
Diretor de pré-vendas da Seal Telecom, Cristiano Felicissimo Soares explicou que todas as tecnologias e procedimentos apresentados surgiram para atender à segurança nacional e que, com o tempo, foram adaptadas às funcionalidades para o mundo civil. “São tecnologias de procedimentos de segurança já aplicados e testados”, resumiu Soares. Compuseram as apresentações os israelenses Eli Polak, Gil Rabinovich, David Shaul e Noam Zafrir.
Empolgado com as novidades do setor, o capitão Rodrigo Pinheiro de Azevedo Lopes, coordenador de Inteligência e Contraterrorismo do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar, aprovou a iniciativa da Seal Telecom. “Acredito que essas tecnologias israelenses podem ajudar, já que a Bahia possui histórico de grandes eventos com riscos de ameaças terroristas”, afirmou. O capitão destacou ainda a importância do trabalho preventivo nas ações de contraterrorismo para a identificação das ameaças e assim neutralizá-las.
Secom