Imaginem organizar, em plena pandemia, uma votação em um condomínio com seis torres, síndico geral, síndicos de cada prédio, reunindo comissões de festa, segurança, manutenção, obras, esportes e conselho fiscal e ainda moradores de mais de 300 unidades?
O que parece uma tarefa desafiadora, ou quase impossível, ganha um novo formato e é facilitada graças à possibilidade da votação online que pode ser feita através de ferramentas tecnológicas.
A startup de gestão condominial, MyCond, por exemplo, oferece o serviço de reunião, votação e auditorias, o que garante uma maior segurança no processo. E para facilitar a vida dos condomínios no período de pandemia, o serviço está sendo ofertado pela empresa de forma gratuita.
Como funciona?
O primeiro passo para organizar uma assembleia virtual é configurar quem pode ou não votar de acordo com o regimento interno de cada local. Por exemplo, apenas um voto por unidade, apenas adimplentes votam, apenas responsáveis financeiros ou com procuração.
O segundo passo é a convocação, que deve ser feita com antecedência, seguindo a convenção do seu condomínio:
• Dia e horário
• Link de Acesso para sala virtual
• Pontos a serem votados
É importante fazer sempre o controle de quem já leu o informativo de convocação. A ação é um registro digital de que todos os moradores foram convocados. Por fim, chega a hora da assembleia. A votação deve começar o horário determinado para cada votação e todos poderão registrar o voto. Tudo será contabilizado automaticamente por unidade ou fração ideal, de acordo com a configuração prevista.
Concluída a votação, a ata da reunião contabilizará todos os votos de cada tema identificando os votantes e será disponibilizada para todos os condôminos pelo aplicativo condominial.
Legalidade
A assembleia virtual em condomínios, que cresceu nos últimos dias por causa da necessidade de isolamento social, agora pode ser utilizada de forma legal enquanto durar a pandemia do novo coronavírus no país. A determinação que estava no artigo 16 do Projeto de Lei 1179/2020, foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro e agora virou a Lei 14010.
Os síndicos e administradores que antes não tinham o respaldo legal e se sentiam inseguros para realizar essa modalidade de assembleia, podem ficar despreocupados.
Crescimento adesão
A adesão de moradores às reuniões de condomínios mais que dobrou neste período de isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus. Antes, nas assembleias presenciais, a adesão ficava em torno de 25% e agora, nas assembleias virtuais, já alcança 60%.
As informações são de um levantamento da startup baiana MyCond, que possui mais de 140 condomínios na base de dados. Com a ferramenta gratuita de votação online, a empresa registrou uma participação expressiva e adesão nunca vista antes nas assembleias presenciais.
Interessados em utilizar a ferramenta de assembleia virtual gratuita basta acessar o site mycond.com.br e falar com um dos consultores disponíveis.