A fim de disciplinar as vias utilizadas durante o desfile cívico de Vila de Abrantes, que acontece nas imediações da Praça da Matriz, a partir das 8h, no domingo (22/9), a Prefeitura de Camaçari, por meio da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT), fará diversas mudanças no que tange à organização do tráfego de veículos, circulação de pedestres, além de áreas de parada e de estacionamento, bem como de embarque e desembarque do transporte público coletivo e individual de passageiros durante o evento, realizado em comemoração os 266 anos de emancipação política do município.
Desta forma, por meio da Portaria n.° 088/2024, fica restrito o tráfego de veículos, bem como proibido o estacionamento de em ambos os lados da Avenida Tiradentes, no trecho compreendido entre o Condomínio Recanto de Abrantes até a Praça Tiradentes, e nas ruas Vieira de Mello e dos Laços das 6h até às 19h, do dia do evento. Ainda no domingo, das 5h às 22h, o tráfego de veículos na Rua João Araújo terá sentido duplo.
No sábado e no domingo (21 e 22), das 13h às 21h, de acordo com o documento, fica restrito o tráfego de veículos e estacionamento na Avenida Antônio Elias Duarte, no trecho compreendido entre a Praça da Matriz e a Rua do Campo.
Segundo a STT, como opções de tráfego para ônibus, caminhões, carretas, automóveis, motocicletas, motonetas e ciclomotores, nos horários das interdições, serão disponibilizadas as seguintes alternativas: oriundos da Rua do Colégio, sentido a Praça da Matriz com intenção de acessar a Estrada do Coco (BA-099), deverão se deslocar pela Rua João Araújo, seguindo pela Avenida Tiradentes acessando a rua ao lado da Prefeitura Avançada da Costa, saindo na Estrada do Coco. Já os veículos vindos da Estrada do Coco que pretendem ter acesso a Vila de Abrantes, terão como opção a Rua Metropolitana, acessando a Rua da Grama, chegando a Praça de Eventos e Campo de Futebol Nery Nunes, espaço popularmente conhecido como Tudão, na ida e na volta. Para acessar a Avenida Tiradentes, deverá passar pela Rua do Cruzeiro, chegando a Praça Tiradentes onde terá acesso à referida avenida, seguindo sentido Jauá.
A fim de manter a mobilidade e a fluidez durante o período de realização do cortejo do evento festivo, em todos os locais e horários citados fica proibido o estacionamento de veículos em ambos os lados das vias mencionadas.
No que diz respeito à regulamentação das áreas especiais para embarque, desembarque e estacionamento fica determinado que: os veículos a serviço das secretarias, das autoridades, oficiais e os autorizados pela organização da festa, que participarão do desfile, deverão realizar o desembarque dos passageiros na Rua do Cruzeiro para utilizar a Avenida Tiradentes, tendo como opção à Rua João Araújo, chegando à Praça da Matriz. E para estacionamento deverão utilizar a Rua da Matriz, tendo como opção a Prefeitura Avançada da Costa para estacionamento; os veículos a serviço da Secretaria da Cultura (Secult) e os autorizados pela organização da festa, que participarão do evento, deverão estacionar na Prefeitura Avançada da Costa.
O documento ainda dispõe sobre o funcionamento do transporte público coletivo (TPC), que, no caso, o final de linha será mantido na Fonte da Caixa, até às 9h de domingo (22), sendo remanejada para a Prefeitura Avançada da Costa quando se dará o inicio do desfile, retornando à normalidade às 4h de segunda-feira (23). Já o transporte individual de passageiros (TIP), tanto os realizados por mototaxistas quanto por táxi terão como ponto base a Avenida Tiradentes.
A portaria proíbe, ainda, a utilização de qualquer veículo, como carro de som, minitrio, trio elétrico, “paredão”, etc., equipamento com som em volume ou frequência, que não sejam autorizados pela STT, nas imediações da Avenida Humaitá, e nas ruas Senhor do Bonfim, Bom Jesus, do Ouro, do Matadouro, do Jacaré, da Jaqueira, Beco da Lapinha, e Guarajuba 2ª Etapa (Beco Maria da Paz).
A STT ressalta que a Diretoria de Trânsito e Transporte, através dos prepostos, poderá adotar medidas emergenciais voltadas a garantir uma melhor circulação dos veículos nas imediações do evento e a qualidade da prestação de serviço do transporte público coletivo, minimizando possíveis transtornos decorrentes do desfile. Ainda, conforme a autarquia, o tráfego de veículos e o itinerário dos ônibus voltarão à normalidade quando da finalização do evento, revogando as restrições da portaria.