O Subúrbio de Salvador acaba de ganhar um equipamento completamente inovador para promover o desenvolvimento social e educacional de crianças e jovens. O prefeito ACM Neto inaugurou o Subúrbio 360 nesta sexta-feira (26), dia do seu aniversário, entregando à comunidade um dos mais importantes equipamentos que a gestão municipal já construiu na região, na companhia de familiares, secretários e dirigentes municipais, e população local.
Situado numa região onde moram aproximadamente 400 mil pessoas, o Subúrbio 360, fruto de um investimento de R$30 milhões do município, está dividido em cinco módulos multiuso. No total, são 11 salas, sendo quatro para aulas da Escola Laboratório (Escolab), quatro para práticas esportivas e de dança e outras três para Centro Especial de Reabilitação (CER), que começa a funcionar em abril, gerido pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).
“Confesso que Deus já me deu muito mais do que pude sonhar. Todos sabem como eu fico feliz em participar de eventos ligados à educação porque é algo em que eu realmente acredito. Penso sempre em minhas filhas, Lívia e Marcela, porque não é justo que as pessoas que nasçam no Subúrbio não tenham as mesmas oportunidades de realizar seus sonhos. Quero que os filhos dos mais pobres tenham o mesmo direito de vencer na vida, de realizar seus desejos”, afirmou o prefeito.
O Subúrbio foi escolhido para receber o equipamento inovador como prova da inversão da lógica da gestão municipal com a aplicação dos recursos. “Construímos essa história de amor que somente o coração pode traduzir. E foi por isso que escolhi essa grande obra no Subúrbio de Salvador. Poderia ser colocada em qualquer lugar da cidade. Talvez um prefeito escolhesse um equipamento como esse numa grande avenida, onde passam milhares e milhares de pessoas. Mas eu escolhi fazer aqui no Subúrbio porque, nos últimos cinco anos, a Prefeitura mudou a lógica de prioridades, passou a olhar para as áreas mais pobres de uma maneira completamente diferente”.
Logo após o discurso, o prefeito visitou as instalações do Subúrbio 360. Nas quadras poliesportivas, por exemplo, foram realizadas atividades de ginástica rítmica, caratê, capoeira e futebol. Na cozinha industrial, foi a vez de verificar a produção de pães e biscoitos, já como prévia dos cursos de panificação e confeitaria a serem oferecidos para mães de alunos da instituição.
No estúdio de rádio, o prefeito foi entrevistado por alunos da rede municipal, que fizeram perguntas sobre se o prefeito gostava de estudar quando aluno, qual era a matéria preferida, investimentos realizados em Educação em Salvador e o que gostaria de ganhar de presente de aniversário. Ainda visitou salas de aula e, novamente, teve parabéns com bolo, ofertado pelos gestores da Gerência Regional de Educação Subúrbio.
Estrutura – O equipamento conta ainda com duas quadras poliesportivas cobertas, um teatro com 400 lugares (que também se transforma em auditório) e uma cozinha industrial para cursos profissionalizantes (voltara para as mães dos alunos), além de refeitório, elevador e rampas para acessibilidade, casa de lixo e de gás, estacionamento e estruturas administrativas.
O Subúrbio 360 está sob a responsabilidade direta da Secretaria Municipal de Educação (Smed), mas outros órgãos municipais são parceiros, a exemplo das pastas de Trabalho, Esportes e Lazer (Semtel), de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e de Cultura e Turismo (Secult), através da Fundação Gregório de Matos (FGM). Entram também como parceiros o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).
Funcionamento – Cerca de 1,5 mil pessoas devem utilizar mensalmente a estrutura do Subúrbio 360, a maior parte crianças. Desse total, 550 possuem entre 6 e 12 anos e vão estudar de segunda a sexta nas 22 turmas da Escolab (11 pela manhã e 11 pela tarde), das 8h às 17h. Essa é a terceira Escolab inaugurada pela Prefeitura, oferecendo, em parceria com o Google e a SmartLab, atividades educativas com a utilização de jogos de raciocínio lógico e linguagem, experimentações artísticas e científicas, tudo com o uso de tablets e até impressoras tridimensionais.
Esses 550 alunos frequentam a escola normal pela manhã ou pela tarde e, no contraturno, se dirigem à Escolab. Assim, têm educação em tempo integral e com acompanhamento pedagógico, aproveitando toda a estrutura oferecida pelo Subúrbio 360. Isso com direito a refeição, lanche e até banho para ir à escola ou quando chegarem à Escolab. Na matrícula, a direção do Subúrbio 360 está priorizando aqueles alunos que são das escolas municipais Graciliano Ramos, Álvaro Vasconcelos da Rocha, Professor Ítalo Gaudenzi e Fazenda Coutos, pois estão próximas do empreendimento. Mas se todas as vagas não forem preenchidas, estudantes de outras unidades poderão fazer a inscrição.
Foto: Max Haak/PMS