Dois ônibus foram assaltados no início da manhã desta quarta-feira (24), na Avenida Afrânio Peixoto (Suburbana), em Salvador. Os casos ocorreram no bairro de Coutos e um suspeito foi preso logo após um dos crimes. No total, cerca de 100 pessoas tiveram pertences levados, nas duas ações.
O primeiro ônibus fazia a linha Paripe-Barra. Passageiros contaram que uma dupla entrou no coletivo, pela porta dos fundos, por volta das 5h20min. Um dos homens, inclusive, usava com uma réplica de arma de fogo. Nas imediações da garagem da empresa Praia Grande, eles anunciaram o assalto.
“Eles saquearam todo mundo. Ao avistar a viatura de longe, ‘pediu’ ao motorista, agressivamente, para abrir a porta. O motorista abriu e eles evadiram. A maioria dos passageiros correu atrás dele. A viatura, vendo a situação, correu e um policial disparou”, contou uma mulher, que não quis ser identificada.
O homem foi alcançado por policiais militares ao tentar fugir a pé. Uma equipe da 19ª Companhia Independente da PM viu três suspeitos em fuga. De acordo com a corporação, eles atiraram contra os policiais e houve revide. Um deles foi atingido e encontrado em um barco na praia da Rua do Fogo, com um simulacro de arma de fogo e dois telefones celulares.
Conforme a PM, o homem foi levado para o Hospital do Subúrbio e não há detalhes sobre o estado de saúde dele. Os outros dois suspeitos não foram localizados.
Minutos depois, houve outro assalto a ônibus na mesma região. Segundo um homem que estava no veículo, um suspeito, armado com um revólver, entrou no coletivo que fazia a linha Base Naval – Lapa e também saqueou as pessoas.
Cerca de 40 passageiros estavam no veículo na hora do crime. Uma das vítimas disse que o criminoso foi agressivo e em todo tempo ameaçava atirar, causando pânico dentro do coletivo.
“A gente estava no coletivo e um meliante pulou a catraca. Ele estava com uma mochila e uma pistola e mandou que todo mundo desse celular, corrente, anel, relógio. Instantes depois mandou o motorista abrir a porta. Eles desceram e vieram duas ou três viaturas. Quando desceram, os policiais cercaram eles”, relatou um passageiro, que não quis ser identificado.https://ccbe31c48c32fc45ae15771a9b359266.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
Os dois casos foram registrados no Grupo Especial de Repressão a Roubos em Coletivos (Gerrc). O g1 entrou em contato com as polícias Civil e Militar, para mais detalhes sobre os casos, e aguarda posicionamento.
Salvador tem, em média, quatro casos de assaltos a ônibus, por dia. De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), entre 1° de janeiro e 9 de novembro deste ano, foram registrados 1.115 mil casos de assaltos a ônibus na capital baiana. Já no mesmo período de 2020, a SSP registrou 1.441 mil casos na cidade. Segundo a secretaria, os números correspondem a uma redução de 22,6% nos casos de assaltos a ônibus.
G1