A Sumitomo Rubber Industries (SRI) atingiu um marco significativo em sua missão de se tornar uma líder em fabricação de pneus sustentáveis, ao anunciar que iniciará uma linha de produção de pneus em massa na fábrica de Shirakawa, em Fukushima no Japão, utilizando exclusivamente energia solar e hidrogênio.
A SRI estabeleceu-se como pioneira ao investir em tecnologias de energia verde, instalando uma caldeira de hidrogênio e painéis fotovoltaicos em sua fábrica de Shirakawa. Este movimento não só alinha a Sumitomo Rubber Industries com os amplos esforços do Japão para promover tecnologias de energia de hidrogênio, mas também marca um avanço significativo em direção a uma produção livre de emissões de carbono.
O processo de produção será impulsionado pelo avançado sistema Neo-T01 da SRI, utilizado desde agosto de 2021 para a fabricação dos pneus Falken Azenis FK520 em Shirakawa. Agora, este método será expandido para todos os pneus fabricados na instalação, totalizando 10.350 toneladas por ano. A combinação de energia limpa e o Neo-T01 resulta em uma “redução notável” nas emissões líquidas de gases de efeito estufa, segundo a SRI.
Além disso, a SRI está em negociações avançadas para estabelecer um contrato com uma empresa local de produção de hidrogênio, garantindo um fornecimento sustentável de gás para a fábrica de Shirakawa.
Globalmente, a SRI está avançando em sua meta de ter 40% de toda a energia consumida proveniente de fontes renováveis em todas as suas operações. Com esta iniciativa, a SRI não apenas reforça seu compromisso com a sustentabilidade, mas também estabelece um novo padrão para a indústria de pneus em todo o mundo.
No cenário brasileiro, a Sumitomo Rubber do Brasil (SRB), detentora das marcas Dunlop Pneus, Falken e Sumitomo no país, destaca-se como uma empresa comprometida com a eficiência energética. Sua certificação na ISO50001, uma norma internacional que apoia as organizações de todos os setores a utilizar energia de forma eficiente através do desenvolvimento de um Sistema de Energia, evidencia o forte compromisso da empresa nesse aspecto crucial.
Pensando ainda na neutralização das emissões de CO2, a SRB conta desde 2023 com certificados I-REC (International Renewable Energy Certification), esse certificado garante que toda a energia elétrica adquirida na empresa vem de uma origem renovável, como por exemplo: eólicas, solar, hidráulica, dentre outras. Com essa ação, a empresa obteve como resultado a redução de aproximadamente 2.797 toneladas de emissão de CO2. Esse alcance reflete o impacto positivo das medidas adotadas pela Sumitomo Rubber do Brasil em sua busca pela eficiência energética e pela redução de gases de efeito estufa.
A expectativa do Grupo Sumitomo Rubber é alcançar uma redução de 55% nas emissões de CO2 até 2030, com o objetivo final de atingir a neutralidade de carbono até 2050.
“Em 2023 a Sumitomo Rubber do Brasil obteve um sucesso notável na redução das emissões de CO2. Esse feito reflete o compromisso e os esforços da empresa em direção à sustentabilidade. A expectativa é continuar esse progresso positivo nos próximos anos, contribuindo de forma significativa para a luta global contra as mudanças climáticas”, comentou Kassielle de Souza Barichello, Gerente de Health, Safety & Environment Manager da SRB.