Nutricionista reforça importância da alimentação balanceada, para o fortalecimento do sistema imunológico
A boa nutrição é aliada no tratamento das mais diversas doenças, pois contribui para o fortalecimento do sistema imunológico e ajuda a minimizar dores e sintomas. Embora a vacinação seja a principal recomendação, nos estados onde há surto de sarampo, por exemplo, cápsulas de Vitamina A têm sido distribuídas para uso em crianças menores de 6 meses de idade, com suspeita de sarampo, a fim de prevenir complicações.
A nutricionista Hemanuele Gouveia, da clínica de Atenção Integral à Saúde (AIS), da Central Nacional Unimed, em Salvador, lembra que o leite materno fornece a quantidade de Vitamina A que as crianças precisam nos seis primeiros meses de vida. “Desde que seja oferecido de forma exclusiva, o leite materno é suficiente para garantir boa nutrição, permitir crescimento saudável e a manutenção de estoques suficientes da vitamina”, explica. Ela ressalta que não é necessário oferecer à criança, nos seis primeiros meses de vida, nenhum outro alimento como chás e água.
Equilíbrio
A Vitamina A não está presente apenas no leite materno. Ela pode ser encontrada em alimentos de origem animal (leite integral, fígado bovino, ovo cozido), frutas e legumes de cor amarelo-alaranjada (manga, mamão, cenoura, abóbora), verduras verde-escuras (couve refogada, brócolis cozido, espinafre cozido), além de óleos e frutas oleaginosas (óleo de girassol, óleo de gérmen de trigo, amêndoas, amendoim, semente de girassol). Uma alimentação balanceada, correta, é fundamental para manter as células do sistema imunológico funcionando de maneira adequada.
“É necessário ingerir alimentos variados e o mais natural possível e em quantidades adequadas, além de manter um estilo de vida mais saudável e ativo”, adverte a nutricionista Hemanuele Gouveia. Ela destaca que o ideal é a busca do equilíbrio na alimentação, escolhendo alimentos saudáveis. “As dietas muito rigorosas, sem acompanhamento, assim como o exagerado consumo de gorduras e açúcares, podem provocar alterações do sistema imunológico e danos à saúde”, afirma a nutricionista.
Clínica AIS
A primeira clínica da Central Nacional Unimed no modelo AIS – Atenção Integral à Saúde está localizada em Salvador e completou um ano em junho. AIS é a forma de atendimento na qual um profissional médico capacitado guia as pessoas em plano personalizado de cuidado. Além do médico, conta-se com a atuação conjunta de uma equipe multiprofissional. A equipe é formada por médicos, nutricionista, psicólogo, enfermeira e fisioterapeuta. O time multiprofissional resolve de 70 a 90% de todos os problemas de saúde.
Sobre a Central Nacional Unimed – A Central Nacional Unimed é a operadora nacional dos planos de saúde empresariais da marca Unimed. Sua carteira de clientes é composta por cerca de 1,7 milhão de clientes de grandes corporações brasileiras. Também trabalha com PME e foco regional em Salvador, São Luís, Brasília e São Paulo. Em 2018, a Central Nacional Unimed registrou receita de R$ 5,6 bilhões (+9,3% em relação a 2017). É considerada uma das melhores empresas para se trabalhar e uma das melhores para se iniciar a carreira. Faz parte do Sistema Unimed, composto por 345 cooperativas médicas presentes em todo o território nacional, que compartilham os valores do cooperativismo e o trabalho para valorização dos médicos e da medicina.
Atualmente, o Sistema Unimed é líder no mercado nacional de planos de saúde, com 37% de market share, 17 milhões de beneficiários e presença em 84% do território nacional. São 4,6 mil municípios atendidos, 115 mil médicos cooperados e a 2ª maior rede hospitalar no país. Em 2018, as cooperativas Unimed geraram receita de R$ 63,1 bilhões com a operação de planos de saúde.