Dois suspeitos de envolvimento na morte do cabeleireiro Valdir Macário foram identificados e estão sendo procurados segundo informações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), na noite desta segunda-feira (9). Segundo a Polícia Civil, a morte do cabeleireiro tem relação com o atendado ao irmão dele, Reginaldo Manoel da Silva, cometido um mês antes de Valdir ser morto.
O cabeleireiro foi assassinado no próprio salão de beleza localizado na Avenida Vasco da Gama, em Salvador. O crime ocorreu enquanto ele trabalhava, no dia 12 de novembro do ano passado. Valdir foi enterrado no dia 13 de novembro no cemitério Campo Santo, no bairro da Federação, também na capital baiana.
Conforme a polícia, outras duas pessoas também participaram da ação que resultou na morte do cabeleireiro, mas elas ainda não foram identificadas.
Segundo o diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), José Bezerra Júnior, o envolvimento do irmão de Valdir com a namorada do suspeito Edgar da Silva Santos, teria sido a motivação dos crimes. Edgar, conhecido como “Chocolate” teria sido o mandante da ação.
O outro homem, Patric Ribeiro Tupinambá, é suspeito de ter executado Valdir. Ele já possui mandado de prisão expedido pela Justiça. Já Edgar é apontado como líder do tráfico de drogas nos bairros de Mussurunga, Stella Maris e Ipitanga e já chegou a ser preso. De acordo com os registros policiais, ele acumula, pelo menos, sete inquéritos, com última prisão registrada no dia 18 de junho de 2015.
De acordo com a SSP, a dupla terá os nomes inclusos, ainda esta semana, no Baralho do Crime, que reúne os criminosos mais procurados do estado. As investigações contam com o apoio da 6ª Delegacia Territorial (Brotas).