Maior hospital público do estado da Bahia, o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) está investindo na adoção de tecnologia de gestão para aprimorar a qualidade de um dos seus serviços mais críticos: o atendimento da unidade de emergência a adultos. A Rede de Consultores Internos do Estado da Bahia (RCI-BA), vinculada à Secretaria de Administração (Saeb), entregou ao hospital os produtos resultantes da disseminação na unidade de saúde da tecnologia de gestão Business Process Management (BPM). Traduzida em português como Gerenciamento de Processos de Negócios, a tecnologia possibilita a análise e melhoria de processos, reorganização dos fluxos de trabalho e elaboração de indicadores de desempenho.
“Hoje em dia, a superlotação das emergências é um problema crônico não apenas na Bahia, mas no mundo inteiro. O que a parceria com a Saeb está nos permitindo é ter acesso a ferramentas administrativas e de gestão essenciais para que possamos ter um processo de acolhimento mais moderno, racional e humanizado”, explica o médico José Admirço Lima Filho, diretor-geral do HGRS. A superintendente de Gestão e Inovação da Saeb, Cristine d’Alva Câmera de Araújo, destaca que “a metodologia permite que as equipes se afastem da rotina para repensar os seus processos e o resultado é a melhoria na qualidade do serviço prestado ao cidadão”.
Desenvolvida ao longo de uma série de novo encontros, com um total de 68 horas, a disseminação da tecnologia de gerenciamento mobilizou lideranças e profissionais de saúde do Hospital Geral Roberto Santos. Sob a condução dos consultores Carina Costa, Gerson Galvão e Kátia Silene – e com apoio do coordenador da tecnologia BPM na Saeb, Jorge Moura – o grupo se empenhou no desenho, análise, redesenho e padronização dos processos, identificando oportunidades de melhoria no fluxo de atendimento que agora começarão a ser implementadas.
Além disso, a partir da avaliação do sistema Atende, adotado pela rede SAC, foi proposto o desenvolvimento de um sistema informatizado para gestão do fluxo de atendimento ao público da emergência. O protótipo do novo software já foi criado. Enquanto o desenvolvido do novo sistema não é concluído, a Saeb irá atender às necessidades de curto prazo do hospital por meio de uma versão customizada do Sistema Atende, que devera ficar pronta num prazo de dois meses.
“Nossa ideia é que no futuro o cidadão possa se programar, conferindo pela internet qual o tempo médio de espera na emergência”, conta a assessora de Gestão Estratégica do Hospital, Luciane Bastos. Além de tornar o fluxo de atendimento mais transparente para o cidadão, a automatização vai auxiliar a gestão do hospital a identificar os gargalos no processo de acolhimento, por meio do monitoramento de uma série de indicadores de desempenho.
Secom