A produtividade de uma empresa está relacionada a múltiplos fatores, mas um deles, na atualidade, é a agilidade e a conectividade. Uma das soluções mais modernas que podem auxiliar as empresas em todas as suas atividades é a telefonia na nuvem, ou telefonia 2.0, que é fundamental na otimização de processos.
Uma pesquisa da Microsoft, em 2022, mostra que os processos de digitalização das micro, pequenas e médias empresas, revela que a transformação digital é uma das promessas para que as empresas brasileiras consigam superar desafios e ampliar seus resultados.
A telefonia na nuvem é uma dessas formas de digitalização, e oferece inúmeras vantagens, mas as principais são o baixo investimento e redução de custos, a flexibilidade e facilidade de integração, uma configuração ágil, além de funcionalidades modernas necessárias a qualquer empresa hoje em dia, como, por exemplo, o acompanhamento de relatórios e dados em tempo real.
Um sistema de comunicação de qualidade, seja com clientes, colaboradores, fornecedores e prestadores de serviços é indispensável, pois promove mais eficiência para todas as atividades. “A telefonia na nuvem é uma tecnologia que acompanha o que há de mais inovador e tecnológico atualmente e permite fazer e receber ligações totalmente pela internet, tendo o benefício de uma interface do sistema armazenada na nuvem”, explica Bruno Baldussi, CEO da Baldussi Telecom.
“As empresas hoje em dia não precisam mais de equipamentos, fios e grandes centrais telefônicas para fazer sua comunicação funcionar. De um modo bem simples é possível modernizar e customizar todo esse setor, dispondo apenas de uma conexão com a internet, dispositivos para a conexão e um plano ativo para sistema em nuvem. Com isso, tanto as pequenas quanto as grandes empresas podem manter um funcionamento da sua comunicação com um alto padrão de recebimento de ligações sem as instabilidades da telefonia tradicional”, ressalta Baldussi.
É a mesma ideia dos já conhecidos sistemas de comunicação como Skype, Whatsapp, Meet, que não necessitam de linhas analógicas de telefone. “Um outro benefício adicional é a segurança, pois a telefonia na nuvem nos permite oferecer mais segurança no fazer e receber chamadas, promove a privacidade, e mantém registros preciosos para os administradores, com a possibilidade de fazer gravações de manter um relatório de atividades que pode ser acompanhado em tempo real, permitindo que qualquer correção seja feita, assim, traz mais segurança para as empresas”, completa.
Além de tudo isso, o investimento em telefonia na nuvem é bem mais baixo se comparado às opções tradicionais. “Isso porque já não é mais necessário investir em toda uma imensa infraestrutura de servidor e, em muitos casos, é possível ainda fazer um sistema de comodato dos aparelhos, fazendo com que as empresas não precisem mais dispender recursos com a aquisição de aparelhos telefônicos”, explica.