No próximo domingo (22) a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), através da Bahia Transferência e Tratamento de Resíduos (Battre), realizará mais uma edição da Tenda Sustentável na Maratona Salvador. A ação está prevista para iniciar às 7h da manhã, no Parque dos Ventos, na Boca do Rio, e contará com as parcerias da Capelinha, do Núcleo Integrado de Estudos em Zoologia (NIEZ) e da Empresa Júnior de Engenharia Sanitária e Ambiental (ESA Jr).
No estande, os visitantes terão a oportunidade de visitar uma coleção biológica conservada e taxidermizada promovida pelo NIEZ. O objetivo é sensibilizar o público acerca dos impactos negativos do descarte incorreto de resíduos nas praiais de Salvador e nos ecossistemas marinhos.
A ESA Jr apresentará conceitos de sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que a maratona impacta. Na ocasião, os integrantes farão uma abordagem lúdica, realizando dinâmicas e exposições sobre como mudanças simples no cotidiano podem gerar grandes impactos positivos no meio ambiente.
O presidente da Limpurb, Carlos Augusto Gomes, ressaltou que a Tenda Sustentável é um espaço pensado para incentivar práticas ambientais sustentáveis, mostrando de forma prática que é possível preservar o meio ambiente com ações simples. “Queremos que cada visitante possa ser um multiplicador das informações passadas, transmitindo a outros a necessidade de repensar os hábitos de consumo para que o meio ambiente possa ser preservado”, afirmou.
Nesta edição, a parceria com a Capelinha permitirá a distribuição gratuita de picolés para os visitantes que acertarem as perguntas do quiz ao final de cada apresentação. “Estamos muito orgulhosos de apoiar esse evento não só pela magnitude, mas também como parceira para receber os nossos atletas na linha de chegada como recompensa e reposição de energia”, declarou a diretora de marketing e comunicação da empresa, Nathália Freitas.
A Battre oferecerá uma série de atividades educativas, incluindo um jogo de basquete da coleta seletiva, distribuição de mudas de plantas, além de realizar a compensação, através da emissão de Créditos de Carbono, de todos os gases de efeito estufa (GEE) gerados em decorrência do evento.
Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS