A Fiat Toro é mesmo um fenômeno de vendas desde o lançamento em 2016. Hoje na linha 2021 ela se mostra versátil até na proposta uma vez que é oferecida com motor 1.8 e.TorQ flex de 139cv e também com motor 2.0 Multijet turbodiesel de 170cv com tração 4×4. Neste universo o R7-Autos Carros testou a versão mais em conta da Fiat Toro, a Endurance com câmbio manual.
Diferente de modelos mais completos como a Ranch e a Ultra, a Fiat Toro Endurance é despojada de um acabamento carregado. Não traz elementos visuais na cor preto brilhante ou cromados, capota marítima, bancos em couro entre outros.
A Endurance tem faróis halógenos com luzes diurnas em LED, grade em plástico preto e rodas aro 16 de aço com calotas rígidas. Por dentro, bancos em tecido com gráficos verticais, painel simplificado e se nota ausência de um descansa braço lateral. Em seu lugar há só um porta objetos e outro porta latas e garrafas. Na versão testada vem com multimídia de 7 polegadas Uconnect que é vendida por R$ 3.000 no pacote que inclui ainda câmera traseira e sensor de ré.
Apesar disso, as qualidades de um veículo estão mantidas na Toro de entrada. Ela tem 1.000kg de capacidade de carga na caçamba com destravamento lateral, o espaço interno no banco traseiro é bom e a boa altura em relação ao solo permite transpor buracos e valetas com facilidade.
Não que o motor 1.8 e.TorQ tenha bom desempenho. Longe disso. Com 139cv o propulsor é fraco em baixas rotações e o consumo elevado, cerca de 7km por litro na cidade com etanol, faz dele apenas uma opção suficiente para a Toro. O câmbio manual de cinco marchas é o mesmo usado há anos desde o extinto Palio. A questão do câmbio será a revenda posterior uma vez que a grande maioria dos consumidores que adquirem a Toro optam pelo câmbio automático.
Apesar disso, a Toro Endurance tem preço competitivo. Na tabela a versão sai por R$ 100,9 mil mas a Fiat adota promoções permanentes para vendê-la na rede de concessionárias. Na prática ela é vendida por R$ 82,9 mil enquanto há unidades 2020 à venda por R$ 79,9 mil. Isso quer dizer que a Toro básica custa o mesmo que uma Fiat Strada Volcano completa.
Se ela vem pouco equipada ao menos tem maior capacidade de carga e motor mais potente e pode ser um bom negócio conforme o perfil de uso.
R7