Para cobrir 100% dos municípios da Bahia com 4G até 2022, a TIM lançou um ambicioso projeto batizado de SkyCoverage. Além de apoiar a inclusão digital no país, levando a rede de quarta geração a regiões que hoje não têm a cobertura, a iniciativa prioriza o uso de diferentes tecnologias, inclusive de estruturas simplificadas e uso de energia renovável, como painéis solares para conectar torres e antenas. Na Bahia, serão beneficiadas diversas localidades com essa solução. Até o momento, já foram instalados e ativados sites em 97 localidades rurais e outros 52 sites em áreas urbanas, em um total de 149 municípios.
A companhia tem investido na instalação de antenas na Bahia para levar cobertura de quarta geração a distritos, vilas, estradas, resorts e pontos turísticos que hoje, por exemplo, não são atendidos por nenhuma rede celular.
Além disso, considerando a relevância do pilar sustentabilidade, a empresa optou por adquirir energia de matriz renovável para garantir o funcionamento das suas estações (antenas), com adesão a soluções offgrid, ou seja, que não dependem de rede elétrica para funcionamento, mas de alimentação de energia através de painéis fotovoltaicos. O objetivo é levar a rede de quarta geração também a locais de difícil acesso e sem energia elétrica disponível, com a instalação de torres e antenas alimentadas por painéis solares.
Dessa forma, a operadora garante uma maior cobertura 4G também com infraestrutura simplificada, de baixo impacto ambiental e menor custo. “Esse novo projeto foi desenvolvido com o intuito de levar conectividade à população baiana que não tem acesso à conectividade de ponta por questões logísticas e de infraestrutura, com o uso de diferentes tecnologias”, afirma Ageu Guerra, Gerente de Engenharia da TIM Nordeste.
Atualmente, a tecnologia 4G alcança 295 dos 417 municípios baianos e 77 com o 4,5G. A companhia também disponibiliza o serviço de voz sobre a rede 4G (VoLTE) para 1.223 localidades da região, sendo 294 da Bahia, e continua ativando a rede 4G nas frequências de 700MHz e 850MHz, que oferecem uma experiência melhor ao usuário, principalmente em ambientes indoor, por ter maior alcance e poder de penetração.
“Ao levarmos a cobertura 4G por meio do investimento em milhares de sites a áreas mais distantes em apenas dois anos, estamos não só ajudando o Brasil na questão da inclusão digital, como ativando o potencial econômico e social dessas regiões, seja para o aumento da produtividade ou para incentivar a educação”, conclui Ageu Guerra.
A TIM tem o compromisso de promover iniciativas verdes, alinhadas aos pilares ESG (ambientais, sociais e de governança, na sigla em inglês) da companhia, e sabe a importância das fontes renováveis não apenas para promover a redução do custo, mas, principalmente, para atender a uma demanda crescente de toda sociedade por energia limpa.
Compromisso reconhecido
O SkyCoverage reforça a importância das premissas ESG na TIM ao atender a uma demanda social de maior acesso à internet e priorizar soluções ambientalmente sustentáveis na sua execução. O projeto destaca a atuação pioneira da companhia no tema dentro do setor de telecomunicações, reconhecida pela presença em importantes indicadores como o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) – sendo a operadora por mais anos consecutivos na lista, desde 2008 – o S&P/B3 Brasil ESG e o Índice Carbono Eficiente (ICO2), todos da B3.