Comprometida com as melhores as práticas ambientais, sociais e de governança (sigla ESG, em inglês), a TIM confirma, pelo 13º ano seguido, sua participação no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3. A operadora é a empresa de telecomunicações por mais anos consecutivos na lista, além de integrar – desde setembro – um novo índice de sustentabilidade da Bolsa brasileira, o S&P/B3 Brasil ESG.
“Mesmo antes do termo ESG entrar em evidência, a TIM já atuava com total foco nessas premissas, sempre enxergando muito além do conceito de sustentabilidade. Inclusive, temos uma gerência executiva com atuação transversal nesse tema há cerca de dois anos. Entendemos que uma gestão alinhada aos princípios ambientais, sociais e de governança é baseada em atitudes proativas, e não em iniciativas que visam somente corrigir possíveis impactos negativos do negócio. Por isso, seguimos há tanto tempo no ISE e fomos selecionados com destaque para o novo índice ESG da B3 há três meses”, ressalta Mario Girasole, VP de Assuntos Regulatórios e Institucionais da TIM.
O processo de avaliação da nova carteira do ISE considera inúmeros temas, como energia e diversidade do quadro de colaboradores. Nesse sentido, a TIM, por exemplo, tem metas de longo prazo alinhadas aos objetivos globais do seu Grupo, como a redução em 70% das emissões indiretas até 2025 e o compromisso de ser “carbono neutro” até 2030. Já no que diz respeito à inclusão, a operadora vem evoluindo de forma consistente com a criação de uma gerência específica para esse tema em Recursos Humanos e dos grupos de afinidade que reúnem cerca de 500 colaboradores para mapear e colaborar na implementação de ações nas temáticas de gênero, raça, pessoas com deficiência, LGBTI+ e gerações.
O Índice de Sustentabilidade Empresarial analisa também diversos aspectos econômico-financeiros, de governança e transparência. A participação na carteira destaca as ações da TIM dentre as opções de investimento em um cenário onde cada vez mais os investidores estão alinhados com as práticas ESG e buscando empresas com este compromisso.
“O ISE comemora 16 anos e estamos na carteira há 13. É um importante reconhecimento, principalmente no momento atual, onde a temática ESG ganha cada vez mais relevância no mercado financeiro, impulsionada, principalmente, pela pandemia de Covid-19. A TIM integra ainda outros índices e ratings, nacionais e internacionais, e – em 2021 – completa 10 anos no Novo Mercado, maior nível de governança corporativa da bolsa de valores brasileira”, completa Adrian Calaza, CFO da TIM.
A nova carteira do ISE foi divulgada nesta quarta (02) e reúne 46 ações de 39 companhias, que apresentam alto grau de comprometimento com sustentabilidade e governança corporativa. O indicador soma R$ 1,8 trilhão em valor de mercado.
Sobre a TIM
“Evoluir juntos com coragem, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM, que atua em todo o Brasil com serviços de telecomunicações, focada nos pilares de inovação, experiência do cliente e agilidade. A empresa é reconhecida por liderar movimentos importantes do mercado desde o início de suas operações no país e está à frente da transformação digital da sociedade, em linha com a assinatura da marca: “Imagine as possibilidades”. É, desde 2015, líder em cobertura 4G no Brasil, conectando, inclusive, o campo para viabilizar a inovação no agronegócio. Foi pioneira na ativação de redes 5G no país, com a criação dos Living Labs em 2019, e está pronta para a próxima geração de redes móveis.
A TIM valoriza a diversidade e promove uma cultura sempre mais inclusiva, com um ambiente de trabalho pautado no respeito. A companhia é a única do setor de telecomunicações a integrar o Novo Mercado da B3, reconhecido como nível máximo de governança corporativa, além de estar há 13 anos seguidos no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), sendo operadora por mais períodos consecutivos nesta carteira. Também é a primeira empresa de telefonia reconhecida pela Controladoria-Geral da União (CGU) com o selo “Pró-ética”, iniciativa que existe com o objetivo de promover um ambiente corporativo mais íntegro, ético e transparente.
Para mais informações, acesse: https://www.tim.com.br.