Prêmio chega em 2018 à sua 23º edição
Qual é a primeira marca que vem à sua mente quando você pensa em banco? E escola? E sabão em pó? Para valorizar as empresas que estão em primeiro lugar na mente dos consumidores soteropolitanos, o Top Of Mind Salvador chega à sua vigésima terceira edição esse ano, premiando 40 categorias diferentes. A noite especial acontecerá no dia 24, às 19h30, na Federação das Indústrias do Estado da Bahia – FIEB, e deve reunir 150 convidados, entre dirigentes das empresas vencedoras, empresários do mercado publicitário, autoridades e formadores de opinião.
Organizado pela Marketing Consultoria, Ideias e Resultados, em parceria com o jornal Correio, o Prêmio teve seus vencedores escolhidos com base num levantamento realizado no final de 2017 em duas etapas. A metodologia envolveu pesquisa quantitativa, com entrevistas pessoais conduzidas mediante a aplicação de um questionário elaborado especificamente para esse estudo. A amostra foi segmentada por cotas de sexo, faixa etária e classe social.
Para cada segmento de produto ou serviço pesquisado, os participantes tinham que responder à pergunta: Quando eu falo em (segmento x), qual marca ou empresa o sr.(a) lembra em primeiro lugar?. Para ser registrada, a resposta deveria vir em um espaço de três segundos. Do contrário, a opção Não sabe/não lembra era marcada pelo entrevistador. O índice de confiabilidade da pesquisa é de 95%, com uma margem de erro de 4% para mais ou para menos.
De acordo com Ênio Carvalho, organizador do projeto, o Top of Mind serve como um termômetro para as empresas de como elas vêm se posicionando na conquista do consumidor. No dia da entrega do Prêmio, o Correio vai publicar em sua edição um caderno especial com o perfil de todos os ganhadores.
Confira abaixo a lista completa dos vencedores nas 40 categorias do Top of Mind Salvador:
1. Academia de ginástica – Well – 6,7%
2. Agência de viagem – CVC – 22,4%
3. Arroz – Tio João – 36,1%
4. Autoescola – União – 7,8%
5. Banco – Banco do Brasil – 31,4%
6. Café – Maratá – 40,4%
7. Clínica de olhos – Day Horc – 4,1%
8. Clube de lazer – Sesc – 11,8%
9. Construtora de casas e apartamentos – Tenda – 10,3%
10. Copiadora – Copyart – 18,3%
11. Curso de língua estrangeira – CCAA – 21,1%
12. Delicatessen e padaria – Perini – 14,5%
13. Empresa que transporta passageiro – Integra – 15,8%
14. Empresa que vende alimentos em atacado – Atacadão – 30,1%
15. Escola particular – Anchieta – 4,1%
16. Faculdade ou universidade particular – Unijorge – 16,3%
17. Farmácia – Sant’ana – 35,3%
18. Feijão – Kicaldo – 26,0%
19. Gás de cozinha – Brasilgás – 76,1%
20. Grande shopping – Salvador Shopping – 27,6%
21. Hospital particular – Aliança – 15,4%
22. Hotel – Hotel da Bahia – 8,3%
23. Laboratório de análises clínicas – Labchecap – 13,6%
24. Leite – Ninho – 32,4%
25. Livraria – Saraiva – 25,7%
26. Loja de artigos do lar e decoração – Le biscuit – 9,3%
27. Loja de autopeças – O Baratão – 5,4%
28. Loja de eletrodoméstico e eletrônicos – Ricardo Eletro – 31,0%
29. Loja de material de construção – Ferreira Costa – 14,1%
30. Loja de produtos para animais domésticos – Agromix – 3,4%
31. Loja de tortas, bolos e doces – Doces sonhos – 14,4%
32. Marca de colchão – Ortobom – 77,6%
33. Operadora de telefonia celular – Oi – 44,1%
34. Ótica – Diniz – 10,3%
35. Pizzaria – Pizza Hut – 12,3%
36. Restaurante de alto padrão – Boi Preto – 5,4%
37. Revenda de carros novos – Sanave – 4,7%
38. Revenda de motos – Motopema – 4,7%
39. Sabão em pó – Omo – 80,4%
40. Supermercado – Bompreço – 33,2%