O Teatro Popular de Ilhéus encerra o projeto “Shakespeare no Sertão” nesta sexta-feira (27) com apresentação em Uauá (Localizado no território Sertão do São Francisco). O grupo realizou a apresentação da comédia Medida por medida, da obra de William Shakespeare e direção de Romualdo Lisboa, em Ipirá, Capim Grosso, Pintadas, Euclides da Cunha e Canudos.
O projeto utiliza um “palco rodante”, estrutura móvel projetada pelo arquiteto e urbanista alemão, Carl Van Hauenschild. Quando ‘desmontado’, ele é transportado, através do uso de reboque, por um veículo maior. As apresentações foram realizadas em praça pública, abertas ao público. O ator Elias Izidro revela entusiasmo com os resultados até o momento. “Foi grande a receptividade e participação das pessoas. Ficamos muito satisfeitos”.
O projeto foi um dos 288 selecionados nos Editais Setoriais 2016 do Fundo de Cultura do Estado da Bahia e é um dos primeiros também a concluir a atividade programada para 2017. “O valor do FCB foi depositado ainda em 2016, tendo sido possível realizar o projeto dentro da proposta que apresentamos”.
Segundo o superintendente de Promoção Cultural, Alexandre Simões, os Editais Setoriais têm o papel de disseminar a cultura, nas suas mais variadas formas, em todos os 27 territórios de identidade do Estado e o objetivo foi garantir que desde o mês de janeiro os projetos pudessem ser colocados em prática. Os Editais Setoriais 2016 envolveram o maior aporte de recursos da história do Fundo de Cultura da Bahia, cerca de R$ 30,5 milhões, beneficiando 23 áreas distintas da cultura.
Medida por Medida
Em Canudos, Medida por medida foi apresentado na Praça de Eventos, atraindo centenas de pessoas que acompanharam atentamente a história, que se desdobra a partir das decisões de Ângelo, juiz implacável que substitui o Duque de Viena, cumprindo à risca as leis contra a fornicação. Desta forma, são abordados temas atuais, como justiça, abuso de poder, castidade e corrupção.
Já na manhã dessa segunda-feira, 23, integrantes do Teatro Popular de Ilhéus realizaram uma oficina para artistas de Canudos e entusiastas do teatro no município. As atividades aconteceram no Memorial Antônio Conselheiro, inaugurado durante as comemorações do centenário de “Os Sertões”, Obra de Euclides da Cunha. O equipamento abriga diversos materiais que relembram a história do município.
A oficina tem como principal objetivo apresentar a técnica “Mondrongo”, desenvolvida pelo Teatro Popular de Ilhéus e utilizada na construção dos personagens de suas montagens. A oficina também foi oferecida nos outros municípios visitados pelo projeto.
Os registros das atividades do projeto Shakespeare no Sertão estão sendo postadas num blog específico do projeto. O material pode ser acessado através do endereço: www.shakespearenosertao.blogspot.com.
Foram mais de 1,5 mil quilômetros percorridos. O do Teatro Popular de Ilhéus (TPI) foi fundado há 21 anos por Équio Reis e é uma das 15 instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas de Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). os recursos oriundos deste programa, são exclusivamente para a manutenção da Tenda Tenda Teatro Popular de Ilhéus, um teatro com estrutura de circo, montado no Centro da cidade, aberto ao público e artistas de todo o mundo, apresentando uma programação mensal diversificada, desde o ano de 2013.