A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) prorrogou, até o dia 5 de dezembro, as inscrições para a 11ª Jornada Artística Infantojuvenil – Concurso de Desenhos Infantis sobre Educação Para o Trânsito 2024. O edital foi publicado no Diário Oficial do Município no mês de outubro, e o formulário de inscrições pode ser baixado no site da autarquia (www.transalvador.salvador.ba.
A jornada é o maior evento educativo para o público infantil realizado pela autarquia, criado há mais de uma década. De acordo com o superintendente da Transalvador, Decio Martins, o objetivo é “formar o futuro condutor ou pedestre”. “Visamos a compreensão da importância do uso dos dispositivos de segurança, do perigo da velocidade excessiva e de todos os riscos que conviver no trânsito implica, provocando uma mudança cultural”, explicou.
Inscrições – Qualquer criança que deseje participar pode ser inscrita pelos pais ou responsáveis diretamente no balcão da Transalvador, situado na Praça de Alimentação do Shopping Bela Vista, das 9h às 15h, até o dia 5 de dezembro.
Outra forma de inscrição é a tradicional, mediante a entrega dos desenhos realizados pelos candidatos, acompanhados do formulário de inscrição individual. Nesse caso, o responsável pela instituição de ensino deve se dirigir à sede da Gerência de Educação para o Trânsito, que fica na Doca 1, bairro do Comércio, das 8h30 às 15h.
Podem participar, por meio da instituição ou da família, estudantes das séries iniciais do Ensino Fundamental, do Infantil ao 5º ano, das redes pública e privada, escolas comunitárias, organizações não-governamentais (ONG), além de organizações, fundações e autarquias que acolham e desenvolvam projetos educacionais com crianças dos grupos 4 e 5 (Educação Infantil) e aquelas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Segundo Mírian Bastos, gerente de Educação para o Trânsito, as inscrições deverão incluir o tema que a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) estabeleceu para a campanha de 2024: “Paz No Trânsito Começa por Você”. “Essa é mais uma maneira de estimular a reflexão que desejamos ver nos desenhos apresentados”, disse.
Os formulários inscritos devem conter ainda nome completo, idade do aluno, série, nome dos pais e/ou responsáveis, endereço de residência e telefone de contato, cidade, nome da escola onde estuda, endereço, telefone e e-mail, e nome do professor orientador. O edital veta a participação de parentes ou afins de membros da comissão julgadora.