Durante o Maio Amarelo, mês dedicado a chamar a atenção da sociedade para os números de acidentes e de mortes no trânsito, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) preparou uma ampla programação em diversos segmentos a fim de alertar sobre os dados registrados pelo órgão e buscar iniciativas para reduzir as ocorrências. Este ano, as ações estarão voltadas para a diminuição de acidentes e mortes envolvendo motociclistas na cidade. Dados mostram que, apesar da redução significativa nos números gerais de acidentes na capital registrados nos últimos anos, o órgão já registrou um aumento de 50% deste número envolvendo motociclistas somente no primeiro trimestre deste ano, se comparado com o mesmo período de 2018, o que tem preocupado especialistas em trânsito.
“Esse número vai na contramão do que temos registrado nos últimos anos, que é uma queda no número de acidentes, principalmente os que resultam em morte”, contou o superintendente de trânsito da cidade, Fabrizzio Müller. “Esse é um segmento que nos preocupa muito, e foi por isso decidimos focar nossas ações para este público”, afirmou Muller. Salvador conseguiu reduzir em mais de 50% o número de acidentes com morte nos últimos anos, atingindo, com três anos de antecedência, a meta estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a década 2011-2020.
No dia 25 deste mês, a Transalvador irá realizar uma ação educativa voltada para motociclistas, numa parceria entre o órgão, clubes de motos e empresas que trabalham com entregas. O evento, que levará o nome sugestivo de “VIVO na Moto”, será divido em sete partes, sendo realizado, um por mês até novembro, nas Prefeituras Bairro da cidade. A primeira edição será na prefeitura-bairro do Subúrbio. “Desta forma buscamos atingir o maior número possível de motociclistas, além de contar com a parceria de quem lida diretamente com eles, para buscar conscientizá-los e reduzir o número de acidentes envolvendo este público”, contou Müller. Durante os encontros, serão realizadas palestras quando serão abordados temas importantes sobre boas práticas no trânsito, além de apresentar dados estatísticos de acidentes envolvendo motociclistas.
Ações Educativas – A partir do dia 02, escolas públicas e privadas da capital recebem o programa Condutores do Futuro, uma ação educativa voltada para crianças e jovens que busca levar conhecimentos básicos sobre trânsito aos alunos, abordando conceitos básicos de convivência harmônica no trânsito, transmitidos de forma lúdica através de palestras, teatro de fantoches e reprodução de cenário de trânsito em sala de aula. Mais de 10 escolas já estão inscritas para participar. A estimativa é que somente neste mês, cerca de 1,3 mil crianças assistam as apresentações da equipe da Gerência de Educação para o Trânsito (Gedut) da Transalvador.
As palestras são elaboradas levando em consideração os indicadores locais levantados pela Transalvador, fazendo com que cada uma delas tenha uma especificidade voltada para cada região. “Nós verificamos dados de acidentes no entorno das escolas e identificamos os maiores problemas de cada região. A partir daí, elaboramos nosso plano de ação para contextualizar com os alunos”, contou Mirian Bastos, gerente de Educação para o Trânsito. Os temas também são debatidos com a direção das escolas, que podem sugerir assuntos que desejam ver abordados com os alunos.
Na sexta-feira (03), Mirian Bastos falará sobre boas práticas no trânsito para moradores da região de Itapagipe durante palestra de abertura de uma ação voltada para pedestres e ciclistas promovida pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). No mesmo dia, acontece a estreia do espetáculo teatral “Depois de um Acidente de Trânsito”, no Teatro Sesi Rio vermelho. A história narra situações no trânsito que mostram o comportamento de condutores, passageiros e pedestres durante os acidentes. Ela é dirigida pelo professor e doutro em Educação para o Trânsito Elísio Sena. A encenação será todas as sextas-feiras do mês, sempre às 20h, com valor de entrada de R$ 40 (inteira) e R$20 (meia).
Além das palestras nas escolas, profissionais do sistema de transporte público também participarão de ações educativas. No dia 18 deste mês, motoristas da empresa Integra poderão levar seus filhos para que todos possam participar de uma palestra educativa sobre boas práticas no trânsito. Já entre os dias 20 a 23 deste mês, estes motoristas participarão de palestras e cursos de reciclagem. “É de grande importância trabalhar com esse público pois eles são responsáveis por transportar milhares e vidas diariamente na nossa cidade”, contou Bastos.
Encerramento – A programação do Maio Amarelo será encerrada no dia 30 de maio, com uma palestra no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com a 2ª Seção Técnica para discussão e apresentação das ações do Programa Vida no Trânsito (PVT) de Salvador. Na oportunidade, Mirian Bastos, gerente de trânsito da Transalvador e coordenadora do PVT Salvador vai apresentar ações da autarquia para redução dos acidentes. Será um momento de trocar experiências com médicos, técnicos, profissionais de saúde e membros de outros órgãos que compõem o PVT.