O primeiro ano da criança na escola é sempre uma fase de adaptação. Acostumada ao universo próprio e pessoal de dentro de casa, dos brinquedos e de, geralmente, todas as atenções voltadas especialmente para ela, a criança vai viver uma fase nova, de socialização, de divisão. É um momento delicado e que necessita de um acompanhamento especial.
Com foco nessa transição, a pedagoga e terapeuta artística Marge Oppliger Daien, traz a Salvador, no dia 14 de outubro, a palestra “A importância do acompanhamento e entendimento da maturidade da criança para a transição escolar.”
Durante o evento será discutida a importância da relação entre pais e professores para a relação o amadurecimento da criança para o primeiro ano escolar. “É uma questão importante e profunda.
A responsabilidade para tomar decisão ou recomendações nesta delicada área pesa muito sobre nós. É rara a criança que mostra todas as características de amadurecimento no tempo devido”, afirma Marge Oppliger Daien, que Pedagoga Waldorf, atuante na Escola Rudolf Steiner de Zurique.
A pedagoga revela que, como o amadurecimento é um processo e não um ponto estático, os elementos de observação e experiência são muito importantes e nada pode substituir o conhecimento dos pais e professor sobre a criança individualmente, colocando as necessidades delas no centro de nossas atenções.
O trabalho de Marge, que é neta de suíços, já foi apresentado em vários estados brasileiros e também em outros países. “Este é um trabalho de vanguarda, ao qual tenho me dedicado nos últimos quatro anos na Rudolf Steiner, em Zurique, escola que completa 90 anos em 2017 e é pioneira no acompanhante da transição escolar”, conta ela.
Além da palestra, a pedagoga fará também uma vivência, com duração de seis horas, onde propõe uma revisão e integração da trajetória de vida dos participantes, através de recursos expressivos. “Cada pessoa já tem em si o potencial necessário para seu caminho de realização. Enquanto reescrevemos nossa própria história atual é possível compreender as vivências passadas de maneira integrada ao presente e norteando o futuro de maneira consciente”, explica Marge Oppliger, que também é monja budista e praticante da do budismo há 25 anos.
Palestra – “A importância do acompanhamento e entendimento da maturidade da criança para a transição escolar.”
Data – 14 de outubro de 2016 (sexta-feira)
Hora – 19h
Local – Casa Rosa, Rua Carmem Miranda, 30, Pituba
Vivência – “O Caminho de Vida: Práticas Artísticas para Entendimento da Biografia Humana.”
Data – 15 de outubro de 2016 (sábado)
Hora – 13h às 19h
Local – Casa Rosa, Rua Carmem Miranda, 30, Pituba
Marge Oppliger Daien
Membro da Academia Europeia de Terapia Artística Antroposófica, Pedagoga Waldorf e professora na Escola Rudolf Steiner de Zurique. Praticante budista há 25 anos, recebeu a Ordenação Monástica, em 2012, de Monja Coen Roshi.