O uso de ônibus, mototáxi, táxi e carona solidária é a melhor alternativa para chegar e sair do Festival Virada Salvador. A avaliação é feita pelo titular da Superintendência de Trânsito (Transalvador), Fabrizzio Muller, que acredita que esse será o melhor meio de transporte para evitar transtornos.
Nesta edição, a estimativa é de que mais de duas milhões de pessoas assistam aos 28 shows, realizados de 28 de dezembro a 1º de janeiro, na Arena Daniela Mercury, na Boca do Rio.
Em esquema de plantão 24 horas, o sistema municipal de transporte oferecerá 700 ônibus, sendo 400 convencionais e 300 do Sistema de Transporte Especial Complementar (Stec). Além disso, a linha exclusiva Estação Pituaçu x Boca do Rio também será disponibilizada, com oferta de 18 veículos operando das 18h até meia-noite. Especialmente no Réveillon, no dia 31 de dezembro, essa linha irá operar com uma frota de 36 ônibus. Mais 56 veículos extras da frota reguladora serão disponibilizados diariamente, das 22h às 5h, nas imediações do evento e na Estação da Lapa. Também neste dia, outras 43 linhas irão prolongar o atendimento até às 7h da manhã.
A fim de facilitar o deslocamento, a prefeitura regulamentou 1.100 mototaxistas, 400 a mais do que no ano passado. Os táxis e mototáxis regulamentos terão acesso livre até a entrada da festa, com ponto fixo na Av. Octavio Mangabeira, em frente ao Imeja.
A gestão municipal também dá dicas sobre o esquema de “carona soldiária”. Quem não abre mão de ir de carro, pode compartilhar o veículo para atingir a ocupação máxima, dividindo a quantidade de carros a serem estacionados no entorno da festa. Nesta edição, serão oferecidas aproximadamente 1.200 vagas de Zona Azul, por R$ 20.
O condutor pode adquirir as cartelas em papel com os guardadores ou utilizar os aplicativos da Zona Azul Digital. Será possível estacionar na região do Jardim de Alah, nos bolsões de estacionamento em frente ao restaurante Cubanakan e do Hotel Alah Mar; na Av. Octávio Mangabeira, sentido Itapuã, na faixa à direita entre o Jardim de Alah e o supermercado Walmart; nos bolsões em frente ao Parque de Pituaçu, sentido Pituba, e em frente às quadras na Boca do Rio, sentido Itapuã; e na Octávio Mangabeira, sentido Itapuã, a partir do cruzamento com a Avenida Jorge Amado.
Bahia Notícias