Nesta quinta-feira (17), a Travessia Salvador-Mar Grande apresenta um fluxo moderado de embarque no Terminal Náutico da Bahia, em Salvador, sem filas. No Terminal de Vera Cruz, na Ilha, o acesso para os passageiros também está tranquilo. O serviço está mantendo horários regulares de saídas a cada meia hora, com a possibilidade de embarques extras a cada 15 minutos, se necessário.
Atualmente, seis embarcações estão em operação, com duas em reserva, prontas para serem acionadas em caso de aumento no número de passageiros. A Astramab – Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia – espera que o movimento continue normal ao longo do dia. As condições de navegação na Baía de Todos-os-Santos são boas, com mar calmo e ventos fracos. A última lancha deixará o Terminal de Vera Cruz às 18h, enquanto a última partida do Terminal Náutico será às 19h30.
Salvador-Morro de São Paulo com conexão
Por outro lado, devido às condições adversas na navegação entre Salvador e a Ilha de Tinharé, a Travessia Salvador-Morro de São Paulo está operando com conexão, que pode ser feita em Itaparica ou em Mar Grande.
Se a conexão for em Itaparica, os catamarãs partem do Terminal Náutico da Bahia, atracando em Itaparica, onde os passageiros são transportados de ônibus até a Ponta do Curral, em Valença, e seguem de lancha fazendo o pequeno percurso até Morro de São Paulo. Caso a conexão ocorra em Mar Grande, os passageiros pegam as lanchas da Travessia Salvador-Mar Grande até o Terminal de Vera Cruz, e depois seguem de ônibus até a Ponta do Curral, onde completam a viagem em lanchas.
Os horários de saída de Salvador são 9h, 10h30 e 14h30, enquanto de Morro de São Paulo, as partidas ocorrem às 11h30, 14h e 15h. Com a conexão, o tempo total de viagem é de 3 horas e 20 minutos, uma hora a mais do que o trajeto direto.
Passeio às Ilhas
As escunas de turismo também operam normalmente nesta quarta-feira, iniciando os passeios às 8h, com o tradicional “Passeio às Ilhas” na Baía de Todos-os-Santos, que inclui paradas na Ilha dos Frades e em Itaparica. As escunas retornarão a Salvador às 17h30, com tarifa de R$ 100 por pessoa.