Com fluxo tranquilo de passageiros nos terminais de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, e Terminal Náutico, na capital, a travessia Salvador-Mar Grande opera nesta manhã de sexta-feira (22) com oito embarcações, que fazem saídas de meia em meia. A expectativa é de que o fluxo de passageiros cresça a partir do meio devido ao embarque de usuários que vão passar o final de semana na Ilha.
Com o início hoje do período de maré baixa prolongada, o sistema atenderá até às 19h30, em Salvador – o horários de 20h, saindo do Terminal Náutico, não será feito. De Mar Grande a última saída será normal, às 18h30. Durante os próximos seis dias a maré baixa, que impede as operações no Terminal de Vera Cruz, vai obrigar a travessia a fazer paradas momentâneas diariamente. Com maré baixa as embarcações não podem atracar em Vera Cruz devido à falta de profundidade do canal de navegação.
Morro de São Paulo – A linha Salvador-Morro de São Paulo também opera normalmente e há boa procura e venda de passagens nos guichês do Terminal Náutico. A expectativa é de que todos os catamarãs zarpem com otação completa devido ao deslocamento de turistas para a Ilha de Tinharé. A viagem entre a capital e a Ilha de Tinharé dura em média 2h20. A passagem custa R$ 95,20. O próximo catamarã sai às 9h. Depois, ocorrem saídas às 10h30, 13h e 14h30.
De Morro de São Paulo para Salvador, as saídas são às 9h, 11h30, 13h e 15h. Já as escunas que fazem o passeio turístico pelas ilhas da Baía de Todos os Santos vão zarpar do Terminal Náutico com boa ocupação, a partir das 9h. O tour pelas ilhas tem duas paradas, uma em Ilha dos Frades e outra em Itaparica, com as escunas retornando a Salvador às 17h30. A tarifa custa R$ 60.