O Bahia foi a campo com seu time “B” – reserva – para enfrentar o Bahia de Feira, líder do campeonato, com 100% de aproveitamento. A ideia do tricolor era preservar a equipe principal para o clássico Ba-Vi de domingo, valendo pelo Nordestão. A intenção, apesar de boa, acabou em revés e o tricolor da capital perdeu para seu xará de Feira de Santana, por 2×0 e balançou na classificação da competição.
O Esquadrão ainda teve uma penalidade perdida por Clayton, um dos piores em campo, numa noite em que apenas o esforçado Shaylon, fez boa apresentação. o Tremendão marcou na primeira etapa com Jarbas e fechou o placar no segundo tempo com Dionísio, em duas falhas incríveis da defesa que não acompanhou a linha de frente do adversário. O goleiro Jair, do time feirense foi um dos melhores em campo – tendo defendido a penalidade cobrada por Clayton e fazendo também grandes defesas. Outro destaque foi o técnico Barbosinha, que montou um esquema tático que impediu que o Bahia desenvolvesse bom futebol.
Com o resultado, o Esquadrão segue com 4 pontos na tabela de classificação, na 4a posição. O Tricolor volta agora suas atenções para a Copa do Nordeste, mais especificamente para o clássico Ba-Vi, que acontece neste domingo (03/02), às 17h (horário da Bahia), na Fonte Nova, com torcida única.
O próximo compromisso da equipe pelo Baianão será apenas na semana que vem, na quarta-feira (06/02), contra o Atlético, em Alagoinhas.
Apoiado por mais de 11 mil torcedores na Fonte Nova, o Bahia começou o jogo pressionando o adversário, mas logo aos 7 minutos foi surpreendido por uma rápida cobrança de lateral, que resultou num cruzamento na área e o gol de cabeça de Jarbas.
O time de Feira seguiu recuado após ficar à frente no placar, mas logo aos 14, o Esquadrão teve a chance de empatar o duelo em pênalti batido por Clayton, defendido pelo goleiro Jair.
O Bahia não conseguia converter em chances sua maior posse de bola, ao passo que sofria com os perigosos contra-ataques do adversário. Até o fim do primeiro tempo, o Tricolor criou apenas três oportunidades, com Élber, num chute forte de dentro da área, Shaylon, em falta defendida por Jair, e Caíque, cabeceando para fora um cruzamento de Matheus Silva.
A etapa final começou com o Bahia em cima, e com duas substituições logo nos minutos iniciais, com Marco Antônio no lugar de Clayton e Flávio na vaga de Luiz Fernando. Antes da mudança, o time criou sua melhor chance de gol no segundo tempo, com uma cabeçada de Clayton defendida à queima-roupa por Jair.
Contudo, em mais uma boa jogada de transição, o time do interior ampliou a vantagem com Dionísio, aos 23. Sem conseguir furar a forte e organizada defesa do Bahia de Feira, o Esquadrão teve seus melhores momentos em lances de bola parada e chutes de longa distância, sobretudo nos pés de Shaylon, num esforço insuficiente para ao menos conseguir diminuir o marcador.
Outro resultado:
Fluminense de Feria 1×1 Jequié
FICHA TÉCNICA
Bahia 0 x 2 Bahia de Feira
Campeonato Baiano – 3ª rodada
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Data: 30/01/2019 (quarta-feira)
Horário: 20h30 (horário de Salvador)
Árbitro: Edvalter Marinho dos Santos
Assistentes: Carlos Eduardo Bregalda Gussen e Luanderson Lima dos Santos
Cartões amarelos: Caíque, Matheus Silva, Luís Fernando, Douglas Augusto, Paulinho (Bahia) / Jair e Dionísio (Bahia de Feira)
Gols: Jarbas e Dionísio (Bahia de Feira)
Bahia: Anderson; Matheus Silva (Douglas Borel), Ernando, Ignácio e Paulinho; Douglas Augusto e Luís Fernando (Flávio); Clayton (Marco Antônio), Shaylon e Elber; Caíque. Técnico: Enderson Moreira.
Bahia de Feira: Jair, Van, Paulo Paraíba, Vitor e Alex Cazumba; Capone e Bispo; Vitinho (Edimar), Jarbas (Dionísio) e Bruninho; Deon (Ebinho). Técnico: Quintino Barbosa.