Sete barracos e outras construções localizadas em um terreno da Avenida Mário Sérgio, no bairro de Trobogy, em Salvador, foram derrubados na manhã desta quarta-feira (13). A ação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), com apoio da Guarda Municipal.
Em nota, a Sedur informou que as estruturas eram irregulares.
No local, viviam cerca de 120 famílias, distribuídas em 50 casas. Nesta quarta, além dos barracos, foram retirados também 15 demarcações de terra e 15 construções de alvenaria em processo inicial.
Darlan dos Santos foi um dos moradores que teve a casa em construção derrubada. Ele está desempregado há 3 meses, desde que perdeu o emprego como motorista. No momento da demolição, ele terminava de levantar a última parede que faltava no imóvel.
“A gente estava levantando a parede da minha casa, e eles chegaram. Eles não conversaram nada. Chegaram e derrubaram tudo. A gente não foi avisado de nada. Saíram derrubando tudo. O jeito agora é levantar a cabeça e seguir. Está complicado. A casa era para minha família. Vou ver se dá para aproveitar alguma coisa do que sobrou”, disse o homem.
Outro morador, Edivan dos Santos, estava no local na hora em que as casas começaram a ser demolidas.
“Eles chegaram, pegaram a marreta e derrubam tudo. Saíram puxando tudo. Não falaram nada. É uma situação complicada. Bem difícil. Eles ainda apontaram arma para gente. Levaram restos de materiais de construção, como telhas e cimento, contou.
O que diz a Sedur
Em nota, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo informou que ação foi realizada em atendimento à solicitação do Ministério Público Estadual, que solicitou a remoção das estruturas irregulares no local.
A Sedur falou ainda que os sete barracos derrubados eram de madeiras e estavam desabitados, e que o “local invadido está na faixa de terreno sob a linha de transmissão da Chesf, onde existe limitação de uso e ocupação do solo para garantir a segurança das pessoas e do funcionamento da linha”.
G1