Comunidades quilombolas, indígenas, de assentamentos, de bairros populares e favelas são os locais visitados
O turismo de base comunitária é uma nova vertente mundial. Na 39ª edição do Congresso Brasileiro de Guias de Turismo CBGTUR, que acontece de 22 a 26 de maio de 2019 em Salvador, no Pestana Convento do Carmo, o tema ganhará destaque na sexta-feira, 24, a partir do painel “Turismo de Base Comunitária”, apresentado pelo geógrafo, turismólogo e mestre em Educação do Campo Aberto Viana.
“Nosso painel mostrará de forma prática como o turismo de base comunitária pode ser uma experiência transformadora para visitantes e comunidades visitadas e especialmente para o guia de turismo, pois mostrará a implicação desse profissional com a sustentabilidade e com a humanização da atividade turística”, afirma Viana, que aponta que este tipo de turismo promove o encontro de culturas diferentes que proporcionam ganhos econômicos e não econômicos em comunidades quilombolas, indígenas, de assentamentos, de bairros populares e favelas.
A turismóloga Julia McNaught também participará do painel contando de experiências práticas de guiamento do turismo de base comunitária em Salvador e no interior da Bahia.
CBGTUR – De 22 a 26 de maio de 2019 será realizada em Salvador, no Pestana Convento do Carmo, no bairro do Santo Antônio, a 39ª edição do Congresso Brasileiro de Guias de Turismo CBGTUR, que terá como tema principal “Guias de Turismo Valorizando Etnias Brasileiras”. Promovido pela Federação Nacional dos Guias de Turismo do Brasil – FENAGTUR e organizado pelo Sindicato dos Guias de Turismo do Estado da Bahia – SINGTUR-BA, o evento promoverá palestras, mostras, city tours e visitas técnicas.
Durante o encontro serão discutidos temas como a valorização da riqueza étnica do Brasil, a influência da cultura afro-brasileira na gastronomia nacional, turismo de base comunitária, religioso de matriz africana ou religioso católico e o turismo de experiência, como diferenciais e atrativos turísticos. Mas outros temas também ocuparão a pauta do Congresso como o impacto da Reforma Trabalhista na profissão do guia de turismo e a utilização de novas tecnologias de comunicação, em palestras como “Experiência, Conexão e Mídias Digitais para Conquistar Clientes” ou na apresentação do Case “Go On Aplicativo para a contratação do Guia de Turismo’.
Outro destaque são os city tours que levarão os participantes aos cartões postais de Salvador – Farol da Barra e Centro Histórico – e as visitas técnicas e às Ilhas dos Frades e Itaparica, às cidades históricas de Cachoeira e São Felix, a Praia do Forte e Guarajuba, Morro de São Paulo e Mangue Seco. Durante o Congresso a feira Mostra de Turismo, com stands de instituições e empresas do trade de turismo nacional, estará montada também no Pestana Convento do Carmo. Nela, serão apresentados os mais variados produtos relacionados ao setor. À feira terá visitação gratuita.
Gerônimo abre Congresso – O show de abertura do 390 Congresso Brasileiro de Guias de Turismo CBGTUR vai contar com um show especialíssimo montado pelo cantor e compositor baiano Gerônimo, um dos artistas que mais representa em sua obra a autêntica alma da nossa baianidade. O show, aberto aos congressistas, será realizado na noite do dia 22, no Pestana Convento do Carmo, logo após a cerimônia de abertura, que contará com a presença de autoridades e representantes do trade turístico nacional e regional.
Direcionado a estudantes e profissionais de turismo de uma maneira geral, o CBGTUR está com inscrições abertas, que devem ser realizadas no site www.cbgtur2019.com.br. Contatos pelo e-mail [email protected].