Os turistas que visitarem o Arquipélago de Tinharé, na cidade de Cairu, região turística da Bahia, pagarão uma taxa para ter acesso às ilhas da região, como Morro de São Paulo, Boipeba, Garapuá e Moreré.
A cobrança da Tarifa por Uso do Patrimônio do Arquipélago (TUPA) foi divulgada pela prefeitura nesta quinta-feira (21). A lei municipal foi aprovada pela Câmara de Vereadores no dia 22 de agosto e publicada no Diário Oficial no dia 15 de setembro.
De acordo com a prefeitura, os valores cobrados vão variar entre R$ 15 e R$ 20, a depender do fluxo de turistas nas ilhas, assim como o aumento de despesas para a manutenção do patrimônio e os impactos ao meio ambiente. O início da cobrança ainda não tem data definida, mas deve ocorrer nos próximos dias. Conforme a prefeitura, a cobrança será anunciada com antecedência.
Segundo a prefeitura, a tarifa permitirá que, além de ter acesso às ilhas, que oferecem praias, piscinas naturais, rios e manguezais, o turista use os equipamentos públicos municipais, a exemplo dos terminais hidroviários, das praças e monumentos históricos, entre eles, a Fortaleza de Tapirandu, a Fonte Grande, o Convento de Santo Antônio, o Farol do Morro de São Paulo.