Evento será encerrado com conferência do jurista e filósofo Alysson Mascaro, às 17h, com o tema “Reflexões sobre a crise brasileira e a política: a intelectualidade, as instituições e as lutas sociais”
Feira literária reúne 27 editoras com livros sendo vendidos com até 50% de desconto
Após um sábado cheio de boas surpresas para o público que foi conferir a programação da Primavera Literária, no Teatro Gregório de Matos, o dia de hoje (25), último do evento, também promete ser muito proveitoso tanto para quem for ao evento de olho na feira literária para comprar livros com desconto, como para quem for participar da contação de histórias com livros gigantes e mesas de debate, que acontecem pela manhã, ou para a palestra “O que pode a Literatura?” e conferência de encerramento, que acontecem pela tarde. A entrada é gratuita.
A primeira mesa temática, às 10h, já promete valer a visita. Com o nome “Literatura expandida – quando as lingua[gen]s se atravessam”, a mesa propõe um bate-papo, intermediado pelo baiano Alex Simões, com os artistas Ricardo Aleixo e Chacal. Um dos mais importantes poetas de sua geração, o autodidata mineiro Aleixo faz poesia social, mordaz, seca e irônica, atua em diversas áreas, sobretudo nas poéticas experimentais com a voz. Já Chacal, influenciado por Oswald de Andrade, redescobriu a oralidade da poesia e se tornou referência no assunto. Em Salvador, mostrará ao público um pouco do seu trabalho. “Eu vou imitar alguns bichos e fazer números de ilusionismo. Quero ilustrar essas coisas com poesias. Isso que eu gosto, adianta Chacal, que já lançou 12 livros e que recentemente publicou “A Vida é curta pra ser pequena”.
Em seguida, às 11h40, será a vez da mesa “Escrever…Verbo Feminino”, que propõe um debate sobre o espaço destinado às mulheres na literatura. As escritoras Cidinha da Silva e Goli Guerreiro, ao lado da acadêmica Milena Britto, comandarão o bate-papo que pretende abordar a importância do olhar feminino na literatura através do posicionamento das duas escritoras convidadas. “O feminismo tem entrado cada vez mais como tema nas discussões diárias, e a literatura tem que fazer isso também. Não é uma questão de a mulher se opor ao homem, mas de transformar este espaço”, explica Milena Britto, que é professora da UFBA e responsável por mediar o encontro.
Já às 14h30 acontece a palestra “O que pode a literatura?” com o poeta e performer baiano Nelson Maca e o escritor carioca Otávio Junior e, às 17h, é grande a expectativa em torno da conferência de encerramento do evento, que será ministrada pelo jurista e filósofo Alysson Mascaro sobre o tema “Reflexões sobre a crise brasileira e a política: a intelectualidade, as instituições e as lutas sociais”. Na apresentação, ele irá tratar do direito e das instituições do Estado como elementos estruturais da crise presente e mostrará como a política, a ideologia e a compreensão intelectual estão entrelaçadas com o poder econômico. Também abordará o modo pelo qual a sociabilidade capitalista impacta as lutas sociais atuais.
Sobre Primavera Literária – A Primavera Literária é um evento que busca fazer da literatura um convite para o debate de temas atuais e propõe o diálogo entre a cena editorial local e o mercado editorial brasileiro. A feira literária é promovida pela Liga Brasileira de Editoras (Libre), com a produção local da Multi Planejamento Cultural e patrocínio do BNDES, através da Lei Rouanet do Governo Federal. O evento contará ainda com feira de livros com descontos de 27 editoras, oficinas, contação de histórias e show de Lucas Santtana, no dia 24.
PROGRAMAÇÃO I DOMINGO (25.09)
Entrada franca
- Teatro Gregório de Matos – Galeria da Cidade
10h às 19h – Feira de Livros
10h às 12h – Histórias com Livros Gigantes – Danielle Andrade
- Teatro Gregório de Matos – SalaTabaris
10h às 11hs30 – Mesa “Literatura expandida – quando as lingua[gen]s se atravessam”
– Ricardo Aleixo – poeta/performer/músico -Minas Gerais
– Chacal – poeta/performer- RJ
– Mediação: Alex Simões – poeta/performer- Ba
11h40 as 13h – Mesa “Escrever…verbo feminino”
– Cidinha da Silva – escritora – Minas Gerais/ Bahia
– Goli Guerreiro – escritora – Bahia
– Mediação: Milena Britto – professora UFBA – Bahia
14h30 as 16h – Palestra – O que pode a Literatura?
– Nelson Maca – poeta/performer -Bahia
– Otávio Junior – escritor – Rio de janeiro
17h – Conferência de Encerramento “Reflexões sobre a crise brasileira e a política: a intelectualidade, as instituições e as lutas sociais”
Alysson Leandro Mascaro – jurista e filósofo – São Paulo