Um repórter foi baleado e morto durante um protesto violento contra o governo na cidade de Bluefields, na Nicarágua. O profissional, Ángel Gahona, foi atingido por um tiro enquanto fazia uma transmissão ao vivo pelo Facebook.
De acordo com a mídia local, uma jornalista confirmou que o colega morreu antes de ser hospitalizado. Não ficou claro quem disparou o tiro que atingiu Gahona.
Organizações de direitos humanos contabilizaram mais de 20 mortos nas manifestações, iniciadas na última quarta-feira (25), enquanto os últimos dados do governo apontaram dez vítimas.
Os protestos são contra a reforma do sistema previdenciário do país, que pretende aumentar o valor das contribuições e diminuir as aposentadorias. As manifestações tiveram início na capital do país, Manágua e em León, espalhando-se para outras regiões do país.
O presidente Daniel Ortega disse estar aberto a dialogar sobre as planejadas reformas no país. E afirma que as manifestações foram apoiadas por grupos políticos que se opõem a seu Executivo e são financiados por organizações extremistas dos Estados Unidos.