A unidade de urgência de Salvador compõe o quadro seleto de três UPA’s que possuem o selo no Brasil
O secretário municipal da Saúde, Leo Prates, visitou nesta quinta-feira (07) a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Pirajá/ Santo Inácio, única na Bahia com o selo da Organização Nacional de Acreditação (ONA) – certificação internacional que avalia os equipamentos de saúde com alto grau de excelência na prestação de serviço no mundo. A unidade de urgência de Salvador compõe o quadro seleto de três UPA’s que possuem o selo no Brasil.
Durante a visita, Leo enalteceu a estrutura e a importância do selo para garantir uma saúde pública resoluta e de excelência na capital baiana. “A atual gestão deflagrou uma verdadeira revolução na Saúde soteropolitana, sobretudo no setor de urgência e emergência com a construção de nove UPAs, além do primeiro Hospital Municipal. Mas não se trata apenas da construção de postos, nosso compromisso é que de fato os equipamentos funcionem de maneira resoluta e qualificada. É uma satisfação poder oferecer ao cidadão soteropolitano uma unidade pública com credenciais de qualificação hospitalar reconhecidas mundialmente”, comemorou.
Para receber a certificação, o equipamento passou rigorosa auditoria, levando em consideração pontos como estrutura física, quadro funcional, práticas de segurança, capacidade de controle (informações passadas para os pacientes e acompanhantes) e qualidade no atendimento.
Ainda durante a vistoria as estruturas de saúde, Leo ouviu atentamente às demandas da população, dos profissionais de saúde e equipes das unidades visitadas, e reforçou a importância do atendimento humanizado por parte dos servidores aos pacientes além da qualidade dos serviços de saúde prestados pelo município.
“Observei atentamente os desafios, problemas, situações urgentes, e às logísticas para os abastecimentos. Identificando, corrigindo, unificando o fluxo junto com todas as equipes de trabalho da SMS para que as nossas unidades sejam exemplo de cuidado para com a população”.
A inspeção seguiu para a UPA Brotas, com alvará, a unidade é destaque na avalição dos soteropolitanos e em breve pode ser certificado pela International Organization for Standardization (ISSO) pela referência de serviço social, farmácia, clínica, faturamento, prestação de contas, captação de córneas e consultório de rua.
“Essa unidade dobra a meta de atendimento por mês beneficiando em média 11 mil pessoas. Aqui são dispensados em 1h30 o resultado de exames, sendo que o contratual são 2h. O laboratório é equipado a maior parte por próprios recursos, ou seja, o dinheiro está sendo bem empregado. O maior beneficiado é o cidadão de Santo Inácio e Pirajá porque estão recebendo um equipamento de primeiro mundo”, destacou Leo.