O Serviço de Atenção Especializada (SAE) São Francisco, no bairro de Nazaré, Centro de Salvador, foi invadido por assaltantes na madrugada desta terça-feira (13). A unidade especializada para atendimento a pacientes com HIV, teve computadores e bebedouros furtados.
Além disso, os assaltantes deixaram o salão principal do posto inundado. Por causa do arrombamento, o serviço foi suspenso nesta terça-feira.
De acordo com funcionários, esta foi a sétima vez que o imóvel foi arrombado nos últimos quatro meses. Na última invasão, 16 computadores foram furtados.
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou que, por causa dos episódios de arrombamento, a gestão identificou um novo prédio na região para remanejar o serviço e deve fazer a mudança visando maior segurança.
Uma funcionária do setor administrativo do SAE, Maria Auxiliadora, informou que todos os andares do prédio foram arrombados e os servidores estão com medo. E cobrou uma atenção das autoridades para a segurança no estabelecimento.
“Isso é uma coisa que estamos temerosos. Os servidores estão em pânico. Sete arrombamentos e é incrível. As autoridades, tanto os policiais, quanto a Secretaria da Saúde precisam tomar uma atitude”, afirmou.
Na unidade funcionam um posto da Vigilância Sanitária, o Distrito Sanitário do Centro Histórico e o próprio SAE São Francisco. Por causa da ação criminosa, os usuários do posto foram dispensados e os atendimentos tiveram que ser remarcados para outra data.
Ainda de acordo com os funcionários, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) ainda não fez um levantamento do que foi furtado e danificado.
O órgão informou que até a transferência para as novas instalações, os atendimentos permanecerão normalmente no local atual. A SMS destacou também já solicitou aos órgãos de segurança pública o monitoramento ostensivo da área onde funciona o posto para evitar a ocorrência de novos furtos.