A Unime Lauro de Freitas vai iniciar o processo de manipulação de medicamentos fitoterápicos para atender ao Projeto Farmácia Viva, iniciativa da Prefeitura de Lauro de Freitas que pretende levar à população informações sobre o uso racional de plantas medicinais.
Através da parceria institucional com o curso de Farmácia, a Unime cederá sua infraestrutura de laboratórios e equipamentos, além da comunidade acadêmica, para manipular os medicamentos, que terão como insumo as plantas medicinais cultivadas no Horto Terapêutico, localizado na comunidade de Vida Nova.
De acordo com a coordenadora do curso de Farmácia da Unime, Ana Tereza Cerqueira, a parceria vai oportunizar aos estudantes uma vivência além da sala de aula. “Através do projeto, os futuros profissionais terão a oportunidade de participar de oficinas e pesquisa de mapeamento de uso de plantas medicinais, para que possam garantir a eficácia, segurança e qualidade dos medicamentos fitoterápicos, contribuindo para uma assistência farmacêutica eficaz e sustentável no município de Lauro de Freitas e o desenvolvimento de boas práticas na manipulação desse tipo de medicamento”, afirma.
O projeto Farmácia Viva é uma iniciativa do Departamento da Assistência Farmacêutica de Lauro de Freitas, com o aporte da Prefeitura Municipal e parceria com a Unime, e busca promover um maior entendimento dos profissionais de saúde e da população em geral sobre os riscos, benefícios e eficácia do uso das plantas medicinais.