Até domingo (6), cerca de 650 jovens estudantes que participam do programa ‘Semestre no Mar’, do Instituto de Bordo Educação (ISE), têm oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a arquitetura do século XVIII e a cultura baiana preservada pela arte, música e dança. Eles estão a bordo do navio-escola World Odyssey que atracou no Porto de Salvador no dia 1º de novembro e permanece por seis dias, na capital baiana.
O secretário do Turismo da Bahia, José Alves, visitou o navio neste sábado (5) para saudar os universitários e ouvi-los sobre a experiência que tiveram durante a estada. O Instituto de Bordo Educação é uma organização sem fins lucrativos, sediada em Fort Collins, no Colorado (EUA), responsável pelo programa ‘Semestre no Mar’, em conjunto com a Universidade Estadual do Colorado.
Dirigentes do Instituto de bordo Educação falaram ao secretário sobre a satisfação dos universitários – de diversas nacionalidades – em conhecer a capital baiana e visitar o Pelourinho. “A diversidade e a riqueza da cultura baiana fizeram com que estes estudantes escolhessem Salvador como seu único destino na América do Sul”, resumiu José Alves, ao descer do navio onde estão os jovens vindos do Canadá, Egito, Islândia, China e Áustria.
Desde 1963, mais de 55 mil estudantes de 1.700 instituições, viajaram para mais de 60 países, participando do programa ‘Semestre no Mar’. O itinerário deste semestre de 2016 começou em setembro, pela Grécia. Eles já atracaram na Itália, Espanha, Marrocos, Senegal e Brasil.
Neste domingo, seguem para as ilhas de Trinidad e Tobago, no Caribe. Depois, passam pelo Panamá, Peru, Equador. Irão concluir o roteiro em 13 de dezembro, na Costa Rica.
Navios
De acordo com a Codeba, a quantidade de passageiros chegando no Porto de Salvador ao longo dessa temporada é de 155 mil, número 5% maior do que o registrado na última temporada (2015-2016).
Secom