Após ser a primeira Unidade de Pronto Atendimento da Bahia a receber o Certificado de Acreditação, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), a UPA Santo Inácio/ Pirajá, gerida pelo Instituto de Gestão de Humanização (IGH) foi contemplada pelo projeto do Ministério da Saúde em parceria com o Hospital Sírio Libanês para ser a unidade piloto do Protocolo de Sepse.
A iniciativa visa a identificação e tratamento precoce da sepse (infecção generalizada) em pacientes adultos nas unidades de urgência.
“O programa terá duração de 45 dias e nesse período queremos aumentar a adesão às boas práticas, contribuindo para a redução da mortalidade da sepse, é uma satisfação poder oferecer ao cidadão soteropolitano uma unidade pública que se preocupa em avançar na resolutividade e qualidade dos atendimentos com credenciais de qualificação hospitalar reconhecidas mundialmente”, explicou o gerente geral da UPA, João Brito.
O projeto unidade da capital baiana terá início no dia 01 de outubro e vai receber aparelho de gasometria para avaliar a função dos pulmões e ajuda no diagnóstico de asma, além disso um lactato também será disponibilizado para ampliar a medição de glicose, colesterol e outros.
O Projeto – Entre as medidas que serão implantadas nas UPAs para a capacitação no reconhecimento e tratamento precoces da sepse estão o rastreamento da condição de casos suspeitos, a implementação de protocolo para administração precoce de antibióticos e o treinamento de equipe de alta performance capacitada para abordagem da sepse, por exemplo. O treinamento inclui as medidas desejáveis (coleta de culturas, exames laboratoriais, administração de antibióticos, reconhecimento das falências orgânicas e seu tratamento) que, sabidamente, quando empregadas adequadamente, contribuem para evitar a mortalidade.