Uma atividade tradicional como a compra, venda e locação de imóveis tem mudado muito e de forma rápida. O mercado imobiliário conta hoje com inúmeras ferramentas para atender a evolução tecnológica e a uma clientela hiper conectada e mais exigente. Para manter-se atualizado e competitivo, o profissional precisa ter conhecimento do negócio, domínio de técnicas de vendas e estar atualizado com as novas plataformas comerciais e com as práticas para encantar os clientes. De acordo com o coordenador do novo Curso Superior em Tecnologia em Negócios Imobiliários, EAD, da Unijorge, Ricardo Garcia, nos momentos de queda no setor e redução nos negócios, as empresas buscaram criar atrativos para o público e estão investindo cada vez mais em inovações tecnológicas. “Para os profissionais dessa área o conhecimento das novas tecnologias facilita na negociação com os clientes e proporciona diferenciais em relação aos concorrentes”.
Na hora de escolher um imóvel o consumidor conta, já há algum tempo, com portais de anúncios que auxiliam na busca e na intermediação de negócios. Esses sites ganharam mais funções, aplicativos e novas formas de apresentação como tour virtual do imóvel e facilidades como a realização de contrato de forma remota. Para atrair o público, construtoras, incorporadoras e imobiliárias utilizam a realidade aumentada e realidade virtual para simular uma visita presencial em propriedades e explorar a experiência sensorial dos clientes. Para divulgação é cada vez mais comum usar apresentações no YouTube, ter QR Codes em placas de imóveis e anúncios em mídias sociais, por exemplo.
Os profissionais do setor têm diversas opções de softwares de gestão imobiliária que auxiliam na organização das rotinas e das vendas como cadastramento de imóveis, curadoria de informações, agendamento de visitas, formalização de negócio, e também plataformas de CRM para facilitar a gestão de relacionamento com o cliente e equipes. Ricardo Garcia salienta que o objetivo da tecnologia deve sempre ter o foco de proporcionar a melhor experiência do cliente como a agilidade no atendimento e redução da burocracia. “O conhecimento técnico, as habilidades pessoais e a relação de confiança do profissional com o cliente continuam sendo fundamentais neste mercado e a tecnologia deve ser utilizada como aliada na melhoria dos processos”, finaliza.