Uma vacina feita com células-tronco se mostrou eficiente no combate ao câncer de mama, de pulmão e de pele. A experiência foi feita em ratos, no laboratório da Universidade Standford. A descoberta pode ser o caminho para a criação de um medicamento que proteja humanos contra a doença. As informações foram divulgadas pelo Daily Mail.
Células-tronco compartilham semelhanças com células cancerígenas. Os pesquisadores usaram as células-troncos para “ensinar” o organismo a reconhecer e lutar contra a doença. O câncer ocorre quando as células começam a se multiplicar ou crescer sem controle. O papel da vacina é introduzir um efeito similar à doença no corpo, para ensinar o sistema imunológico a lidar com o problema.
Os pesquisadores de Stanford usaram células em um estado “pré-câncer” parar deixar o organismo em alerta sobre células que podem se transformar em tumores. O resultado foi tão promissor que dois ratos apresentaram uma identificação perfeita das células modificadas e destruição delas.
Na experiência, 75 ratos receberam a vacina: 70% rejeitaram completamente as células de câncer e 30% apresentaram células significativamente menores.
R7