Influenciadas pelas condições climáticas do verão, um dos fatores favoráveis à reprodução e proliferação do mosquito Aedes aegypti, as incidências de dengue seguem alarmantes na Bahia. De acordo com dados da Secretaria Estadual da Saúde (SESAB), já são mais de 16 mil casos prováveis da doença registrados até fevereiro deste ano. Isso representa um crescimento de quase 100% em comparação com 2023, quando foram contabilizados mais de 8 mil casos na mesma época.
Com o objetivo de intensificar as ações que visam reduzir as chances de infecção e complicações associadas à doença, o Shopping da Bahia (SDB) se une à Secretaria Municipal da Saúde (SMS) na campanha de vacinação para crianças de 10 e 11 anos neste final de semana: sábado (09) e domingo (10). As aplicações serão feitas no 1º piso, próxima à praça de alimentação, das 09h às 16h no primeiro dia e das 12h às 21h no segundo.
Para receber a primeira dose do imunizante é preciso apresentar documento de identificação com foto, cartão SUS de Salvador e caderneta de vacinação. A presença dos pais ou responsáveis legais é obrigatória.
“A vacinação é uma estratégia valiosa na prevenção e combate à dengue. Como muitos pais não têm tempo de levar seus filhos nos postos ao longo da semana, queremos ampliar o acesso, garantindo mais uma possibilidade de proteção aos pequenos baianos. Pode até parecer clichê, mas sempre fazemos questão de reforçar: vacinas salvam vidas. Por isso, convidamos a todos para endossar essa corrente”, destaca Thays Leitão, gerente de marketing do Shopping da Bahia.
Outras ações
Além de fortalecer as iniciativas contra a dengue, o SDB também participa de uma campanha de doação de sangue e cadastro para o banco de doadores de medula óssea. Os voluntários podem procurar o ônibus de coleta da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) no estacionamento B do shopping, ao lado da passarela do metrô, até sexta-feira (8). Os atendimentos do Hemóvel acontecem das 8h às 17h. Não é necessário agendamento prévio.
Para a doação de sangue são necessários alguns critérios, entre eles: ter entre 16 e 69 anos incompletos, pesar mais de 50 kg e estar em boas condições de saúde, sem sintomas virais. Já o cadastro de medula depende de idade entre 18 e 35 anos, bem como a ausência de doença infecciosa ou incapacitante, neoplásica, hematológica ou do sistema imunológico. Os interessados menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal e apresentar documento original com foto.
SERVIÇO
O que: Vacinação contra a dengue
Quando: 09 de março (sábado), das 09 às 16h; e 10 de março (domingo), das 12h às 21h
Onde: 1º piso (no antigo Bradesco)
Gratuito.