A campanha de vacinação para a gripe começou nesta segunda-feira (17), em todo o País. Em alguns Estados, tais como o Rio de Janeiro, está incluída no calendário a vacinação contra a febre amarela.
Para quem tem dúvidas se é possível tomar as duas vacinas no mesmo dia, o infectologista Renato Kfouri, vice-presidente da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações), afirma que não há problemas ou interferência.
— Para as vacinas vivas, feitas com componentes vivos, há interferência na resposta se for aplicada outra vacina de mesmo tipo no mesmo dia ou em um intervalo pequeno. Porém, a vacina da gripe, a chamada inativada, é feita com fragmentos. Por isso, ela pode ser feita tanto simultaneamente, como com qualquer intervalo.
Por isso, a pessoa pode ir ao posto de saúde ou a uma clínica particular e tomar as duas vacinas sem qualquer intervalo.
Campanha da gripe
De acordo com o Ministério da Saúde, o objetivo desta campanha é vacinar mais de 54 milhões de pessoas dentro do público-alvo. O ministério adquiriu 60 milhões de doses para a imunização. Nos postos de saúde, está disponível gratuitamente a vacina da gripe para pessoas a partir de 60 anos; crianças de seis meses a menores de cinco anos; trabalhadores de saúde; professores das redes pública e privada; povos indígenas; gestantes; puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto); pessoas privadas de liberdade — o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas — e os funcionários do sistema prisional. Portadores de doenças crônicas não transmissíveis (pessoas com deficiências específicas) também estão no grupo.
Aqueles que não estão lista do SUS, mas desejam se prevenir contra a doença, podem recorrer às clínicas de vacinação particulares. Em São Paulo (SP), o preço médio do imunizante na rede privada de saúde é de R$ 170,00.
Febre amarela
Em geral, não há necessidade de vacinação contra a febre amarela para todos. A recomendação é para aqueles que vivem ou irão viajar para áreas afetadas pela doença. Nesse caso, a campanha orienta a pessoa a procurar a unidade de saúde mais próxima para tomar a vacina.
A população que não vive na área de recomendação ou não vai se dirigir a essas áreas não precisa buscar a vacinação neste momento.
R7